Por Catarina Rodrigues


Luís Santos é um dos responsáveis pela organização do curso

O Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (AEROUBI) está a organizar um curso de Astronomia aberto a todos os interessados. O início do curso está marcado para o dia 10 de Março e terá duração de três semanas.
Luís Santos e Hugo Palma são os membros do AEROUBI responsáveis pela iniciativa. Sistema solar, mecânica celeste, orientação no céu nocturno, cosmologia moderna, teoria da relatividade e futuros cósmicos serão alguns dos temas abordados.
O curso será composto por aulas teóricas adaptando o horário à disponibilidade dos participantes e por aulas práticas que terão lugar à noite. Ao todo serão leccionadas três horas por semana. Luís Santos explica que "se o tempo permitir será feita observação à vista desarmada, com binóculos e telescópios". Uma forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.
O material que vai ser utilizado pertence aos responsáveis pelo curso. A UBI apenas vai ceder as instalações. Todos os interessados podem inscrever-se até ao dia 7 de Março no secretariado de Ciências Aeroespaciais ou junto de um elemento do núcleo. O preço por inscrição é de 20 euros e todos os participantes terão direito a um diploma.
Luís Santos sublinha que "o AEROUBI está mais activo que nunca". Os elementos que compõem o núcleo tomaram posse a 12 de Dezembro e preparam agora um conjunto de iniciativas. O curso de Astronomia realiza-se já no próximo mês. Este núcleo prepara ainda um concurso de aviões em papel em que será atribuído um prémio para a estética e outro para a eficácia. O AEROUBI está também a aceitar sugestões para a criação de um novo logotipo do núcleo.
Programado para Maio está o Festival Aéreo na Covilhã. Luís Santos teme não conseguir reunir apoios suficientes para a realização deste evento que considera ter "uma grande dimensão". O núcleo vai tentar conseguir apoios da autarquia covilhanense e da reitoria da UBI. Luís Santos lembra ainda que para a realização desta iniciativa é fundamental o trabalho dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.