Na sexta feira as crianças encheram o pavilhão instalado no Pelourinho
Quatro dias de folia
Carnaval da Neve chega ao fim

Música, desporto e jogos populares foram algumas das apostas do Clube Nacional de Montanhismo. Os participantes mais activos foram, como não podia deixar de ser, as crianças.


Por Catarina Rodrigues


O Carnaval da Neve organizado pelo Clube Nacional de Montanhismo (CNM) termina hoje, terça, 4, com um espectáculo de palhaços durante a tarde e com o tradicional Enterro do Entrudo à noite. Por volta das 22 horas o cortejo fúnebre parte do Bairro de Santo António em direcção ao Pelourinho. Os foliões lamentam o facto do Carnaval chegar ao fim, mas a animação promete marcar presença.
Ontem a noite esteve a cargo de Quim Barreiros, que actuou na tenda montada no Pelourinho. Por dois euros, com disfarce ou não, todos tiveram direito a música e a momentos divertidos.
Lino Torgal, presidente do CNM mostra-se satisfeito com esta edição do Carnaval da Neve. Ao longo de quatro dias foram várias as actividades que decorreram no centro da cidade. Na sexta feira, cerca de 700 crianças de infantários e escolas da Covilhã assistiram ao espectáculo de palhaços na tenda gigante. "Os jogos populares realizados no fim de semana tiveram muita adesão das pessoas", afirma Lino Torgal.
No domingo teve lugar uma prova de BTT com passagem por várias artérias da cidade e da serra e apenas a prova de karting marcada para sábado teve que ser adiada devido ao mau tempo.

O Carnaval da Neve foi este ano especialmente vocacionado para os turistas que nesta época chegam aos milhares à Covilhã e à Serra da Estrela. Mas "houve também uma forte aposta nos espectáculos destinados às crianças", explica o presidente do CNM. A neve é o principal atractivo, mas as actividades centraram-se no Pelourinho. Para o efeito foi instalada uma tenda com capacidade para mil pessoas onde a música brasileira e os palhaços foram uma constante.



As várias actividades centraram-se na Praça do Município

A edição deste ano não contemplou a realização de nenhum corso carnavalesco por motivos financeiros. Para organizar o Carnaval da Neve o Clube Nacional de Montanhismo contou com o apoio de 10 mil euros da Câmara Municipal da Covilhã, um valor que corresponde a metade do orçamento global, e ainda com a colaboração das Juntas de Freguesia da cidade e com várias colectividades do concelho.