Espaço a criar até 2005
Professores do concelho ganham "casa"

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Os profissionais do ensino no concelho da Covilhã vão poder usufruir de um espaço de convívio e debate. O desafio da criação da Casa do Professor foi lançado pelo presidente da Câmara Municipal, na quinta feira passada, 20, durante a abertura das novas instalações da Escola do Rodrigo. Carlos Pinto confessa que "teria muito gosto em ajudar a construir" este projecto, que, recorda, faz parte do seu programa eleitoral para o actual mandato. "Seria uma instituição onde os professores se encontrassem para conviver e debater os seus problemas. Mas ao mesmo tempo, um espaço de cultura e de projecção do papel do professor na sociedade covilhanense", explica o autarca.
O edil serrano pretende que se crie uma comissão que agregue professores de vários graus de ensino, para que, em colaboração com a Câmara, a abertura da instituição se tornasse possível ainda durante este mandato. Ao que tudo indica, a Casa do Professor instalar-se-á num edifício adaptado, onde haverá uma biblioteca, sala de reuniões, bar e "todas as condições para que estes profissionais encontrem um espaço adequado à importância que tem um professor na vida de todos nós", sublinha Carlos Pinto, que garante todos os apoios.
O anúncio da criação da Casa do Professor não podia ter sido feito em melhor cenário. A Escola do Rodrigo juntou, na quinta-feira, 20, actuais e antigos professores, alunos e pais, para comemorar o regresso às "novas" instalações. Depois de alguns meses em que as aulas decorreram no Mercado Popular, as crianças voltaram a dar vida ao estabelecimento de ensino. A Escola do Rodrigo dispõe agora de um salão polivalente, oito salas de aula, mais duas que antes das obras de expansão, gabinetes para os professores e instalações sanitárias renovadas.