Cena do filme Mulishani Mulishani presente no programa Docs in Shorts
Festival Internacional de Cinema e Vídeo
"Dokfilme" arranca no Fundão

Mostra de cinema nacional e internacional, formação, debate e música são alguns dos ingredientes da iniciativa que dá agora os primeiros passos. O filme documentário tem um lugar de destaque.


Por Catarina Rodrigues


Realiza-se pela primeira vez o Dokfilme Fundão, um Festival Internacional de Cinema e Vídeo. A iniciativa tem lugar entre os dias 25 e 30 de Março e pretende promover as várias abordagens do género documental e de filmes não narrativos. O evento resulta de uma aposta feita pela Câmara Municipal do Fundão e a organização está a cargo da Cooperativa Cinema Jovem com direcção de Pedro Ramos. Trata-se da mesma equipa que organiza o IMAGO- Festival de Cinema e Vídeo Jovem da Covilhã.
O programa internacional desta primeira edição será dedicado à obra do realizador Godfrey Reggio e a mostra nacional pretende exibir o que de melhor se produziu em Portugal na última década. Serão apresentados documentários de vários realizadores que abordam diferentes temáticas em diversas épocas e contextos sociais.
Pedro Ramos destaca o workshop de escrita de guião para documentário orientado pelo brasileiro Marco Aurélio Fernandez como "um dos pontos altos da iniciativa". Este realizador participa ainda num debate público que conta com a presença de realizadores e documentaristas como Graça Castanheira, Sérgio Tréfaut, Luís Brás e João Trabulo. O debate será moderado por Manuela Penafria, docente na Universidade da Beira Interior.
De salientar ainda o Docs in Shorts, um programa de curtas metragens onde se inserem trabalhos realizados em vários países da Europa como Suécia, Eslovénia e França.
O Doc Sounds é um programa paralelo dedicado à música que segundo Pedro Ramos "anda sempre de mãos dadas com o cinema". Nesta área será feita a reinterpretação sonora de clássicos do documentário do período do cinema mudo. Pedro Homero vai musicar o filme dinamarquês "Haxan" realizado por Benjamin Christensen nos anos 20. A área musical reserva ainda a apresentação do trabalho "A Jazzar no Cinema Português" de Zé Eduardo Unit. Um Cd que foi considerado o melhor do ano passado na área jazz. No sábado realiza-se a noite Ninja Tune, que segundo Pedro Ramos é "uma garantia absoluta de qualidade".
O Dokfilme está orçado em 20 mil euros. O convite feito pela Câmara do Fundão à Cooperativa Cinema Jovem surgiu há cerca de seis meses. A equipa organiza eventos na área do audiovisual e do multimedia. Na cidade fundanense esta ideia surge aliada ao filme documentário. Pedro Ramos lembra que "as infra-estruturas existentes na cidade ainda não são as mais adequadas", mas acredita no sucesso desta primeira edição e na continuidade do Dokfilme.


Para mais informações:
[www.imagofilmfest.com/dok]