I Distrital - Penamacor empata no Teixoso
Justiça num jogo bem disputado

O Penamacor empata no Teixoso e sobe ao quarto lugar por troca com o Cebolense. A equipa de Varão foi goleada em casa e terminou a partida com oito jogadores.

Rui Delgado
NC/Urbi et Orbi


Jogo bem disputado num terreno que exigiu muito esforço físico por parte das equipas. O Penamacorense orientando pelo conhecido técnico Mário Pereira entrou melhor no jogo, e "encostou" por momentos a equipa de Fernando Gaspar, o Teixosense no seu meio terreno.
Apesar de uma maior predominância da equipa que viajou de Penamacor, nem por isso houve grandes oportunidades de marcar. O primeiro aviso do Teixosense de algum perigo acontece aos 12 minutos, por intermédio de Geraldes, com o extremo direito a rematar fortee rente à barra. Três minutos depois surge o golo inaugural para a equipa da casa: Hélder Morais foge pelo lado esquerdo e, dentro da área, remata rasteiro ao segundo poste. Na resposta, aos 17 minutos, o Penamacorense chega ao empate. Salvado, na sequência de um canto, remata com força, a bola bate na cabeça de Paulo Chasqueira e trai o guardião Daniel Serra. O empate premiava o jogo do Penamacor que nunca se intimidou com o Teixosense e soube responder.
Tentava o Teixosense libertar-se da "teia" que o adversário lhe havia montado, através dos extremos Hélder Morais e Geraldes, com Daniel Bordadágua no centro e Luís Pedro mais adiantado. Mas, contra corrente de jogo, o Teixosense sofre o segundo. Gil recebe um atraso de bola de um companheiro de equipa e permite a intercepção de Tabarra. Este caminha para a baliza e bate Daniel Serra. Entretanto o capitão Óscar que regressa à equipa depois de alguns jogos lesionado, ressente-se da lesão e é substituído por Paulo Canário. O Penamacor apresenta um meio campo forte onde pontifica o ex-Teixosense Paulo Costa e o veterano Salvado. E na defensiva também o ex-Teixosense José Luís era uma peça importante. O conjunto do concelho da Covilhã passou a acercar-se e a levar mais perigo à baliza de Ricardo. E num desses lances aconteceu uma grande penalidade que o árbitro António Carrola não marcou. Na sequência de um livre a castigar uma falta sobre Geraldes, a bola é colocada ao segundo poste e quando Acácio se prepara para marcar, é rasteirado. Mas o castigo máximo fica por marcar, e o mesmo jogador é obrigado a receber assistência. Na resposta, quando o Teixosense jogava com dez, em virtude da lesão de Gil, Daniel Serra nega o golo ao Penamacor. No último minuto da primeira parte, Hélder Morais tem uma boa arrancada mas o remate sai algo fraco e permite a defesa de Ricardo.

Maior predominância do Teixosense

Na segunda parte tudo se alterou, e os do Teixoso conseguiram maior predominância. Fernando Gaspar mexe no xadrez da sua equipa e troca Carlos Chasqueira por Cláudio. Uma troca que surtiu efeito. Pois logo aos cinco minutos, Cláudio sofre falta de Paulo Costa no lado esquerdo do seu ataque. Na marcação do livre, Hélder Morais coloca a bola na grande área onde aparece Acácio a cabecear e a fazer justiça no resultado. O Teixosense acreditou, e subiu ainda mais no terreno. As alas funcionavam e destacam-se Acácio e Cláudio e distribuir jogo. No entanto em contra-ataque o Penamacorense podia chegar à vantagem. Nilson ao segundo poste, com Daniel Serra pela frente atira ao lado. Assistia-se então a uma toada de parada e resposta. E Hélder Morais tem uma boa iniciativa do lado direito para o centro do terreno, só que o remate sai algo fraco. Aos 21 minutos da segunda parte o defesa direito, Licínio, sobe pelo seu corredor e centra para uma cabeçada de Luís Pedro, mas a boa sai demasiado alta. Estavam decorridos trinta minutos e é Geraldes que, em contra-ataque, leva perigo à baliza de Ricardo. O Teixosense pressionava, mas o Penamacorense ia respondendo em perigosos contra-ataques. Aos 38 minutos, Acácio, um jogador muito castigado no jogo, quando fugia à defensiva local é derrubado em falta, a boa chega a Geraldes que remata por cima. Na sequência deste lance o defesa é castigado com o cartão amarelo e o médio Teixosense sai lesionado. Para o seu lugar entra João Paulo. O apito final do árbitro ditou a divisão de pontos, para duas boas equipas do distrital, que souberam responder bem uma à outra.

Árbitro agredido em Cebolais

No que diz respeito aos restantes jogos do fim-de-semana dois merecem especial destaque. O primeiro pela goleada imposta pelo Idanhense ao Proença (7-1), que permite aos raianos manterem-se no topo da classificação com o melhor ataque (55 golos). O segundo pela derrota pesada do Cebolense em casa, frente ao Fundão. Uma partida em que a equipa orientada por António Varão esteve irreconhecível. Para além do desaire no resultado, os cebolenses terminaram a partida reduzidos a oito elementos por expulsões de Estrela, Nogueira e Osvaldo. Este último quase a terminar o desafio, não gostou da cor do cartão mostrado por David Veríssimo, e agrediu o árbitro da partida com um pontapé, levando o juiz a dar por terminado o encontro aos 86 minutos.
De resto, com a vitória (3-0) do Estreito na recepção ao Orvalho, a única alteração no topo da tabela prende-se com a descida da equipa de Cebolais à quinta posição, por troca com o Penamacorense.