Campanha começa este mês
Comissão quer dar auto-escada aos Bombeiros no Natal

Alexandre S. Silva
NC/Urbi et Orbi


A Assembleia de Freguesia (AF) de Santa Maria aprovou, na última reunião, a constituição de Comissão para a compra de uma auto-escada para os Bombeiros da Covilhã. O grupo entrou em funcionamento na passada segunda feira, 3, e já delineou os principais objectivos, bem como a estratégia a adoptar.
Assim, a campanha é lançada já este mês e destina-se, numa primeira fase, às empresas do concelho, "que estão mais aptas a dar um maior contributo para a aquisição da plataforma". Segundo Jorge Saraiva, vão ser enviados ofícios e e-mails, utilizando as listas de empresas da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e do Nercab. Posteriormente, a campanha vai ser alargada ao cidadão comum, através de peditórios porta-a-porta e nas igrejas. O objectivo principal é angariar, até ao Natal, o valor total do veículo, cerca de 550 mil euros (110 mil contos). "Uma meta difícil, mas não impossível", defende o presidente da Comissão, e também da Assembleia de Freguesia, José Trindade Branco. Apesar da crise que afecta o País, a Comissão acredita que "as pessoas da cidade e do concelho são unidas e vão tornar possível cumprir o objectivo".
Recorde-se que a auto-escada é uma reclamação antiga da corporação covilhanense, e que já foi promessa de vários representantes do Poder Central, entre os quais, o actual Adjunto do Primeiro-Ministro, José Luís Arnaut. No entanto, ainda não foi cumprida a distância que separa as palavras dos actos, e os voluntários serranos continuam à espera.
Com uma Zona Histórica muito degradada e de difícil acesso, a auto-escada é, segundo os responsáveis dos Bombeiros, o meio mais eficiente para evitar males maiores numa área que consideram "um verdadeiro barril de pólvora". Mas as valências do aparelho não se ficam por aí. Capaz de combater o fogo a alturas inacessíveis por outros meios, a plataforma pode servir ainda para coordenar o combate a fogos por permitir uma visão mais ampla do sinistro.
A Comissão é constituída por elementos da Assembleia de Freguesia e da Junta de Santa Maria mas, ressalva Trindade Branco, "está aberta a quem quer que possa trazer mais valias para que se cumpra o objectivo". Caso no Natal ainda não haja dinheiro para a aquisição da auto-escada, existe a possibilidade de prolongar a campanha. De qualquer modo, conclui o presidente da Comissão, "pode ser que esta campanha ajude a despertar a consciência do Poder Central e que também o Estado venha a contribuir".