Editado por Américo Rodrigues
Novo trabalho de poesia sonora

NC/Urbi et Orbi


"Multimix - Um trajecto experimental na poesia portuguesa" foi o tema da conferência de Ernesto Melo e Castro, no passado dia 28 de Fevereiro, na Mediateca VIII Centenário. Esta conferência antecedeu o lançamento do disco de poesia sonora "Escatologia", de Américo Rodrigues.
Sobre este poeta guardense, Melo e Castro diz que é o "único autor a produzir um trabalho original e diferente", caracterizando o CD apresentado como "rigoroso e belo". Na sua perspectiva, "é um património inalienável da poesia experimental portuguesa".
O conferencista afirma que em Portugal este género de poesia "é repudiada", enquanto que "noutros países a poesia visual é estudada nas universidades". Para E. Melo e Castro, "a poesia está sempre nos limite das coisas. No limite do que pode ser dito, do que pode ser escrito, do que pode ser visto". Referindo-se a este novo disco compacto, edição do autor, Américo Rodrigues, manifesta a intenção de querer "continuar a ter sempre uma inquietação de ordem estética", o que não deixa de ser uma forma de "exercer a liberdade livre", parafraseando Melo e Castro.
Nesta sessão, organizada pelo grupo Aquilo, foram escutadas algumas das faixas deste novo disco, cujos exemplares têm todos uma capa diferente.