Laura Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O secretário de Estado Pedro Almeida

A funcionar desde Novembro, a Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, inaugurou na passada quarta feira, 26, a totalidade das instalações. Com cerca de 40 alunos distribuídos por duas turmas, a Escola "reúne as condições necessárias para o funcionamento", refere Ana Paula Pais, directora do estabelecimento de ensino sediado no Pavilhão Multiusos.
"Não estamos a formar empregados de mesa, nem cozinheiros, estamos a formar gestores hoteleiros e técnicos de turismo", esclarece Paula Pais. Técnicas de Hotelaria e Técnicas de Turismo são cursos pós 12º ano e com duração de dois anos. "Os cursos são constituídos por uma componente sócio-cultural e científica com algumas disciplinas e uma componente técnica e tecnológica", esclarece a directora da Escola de Hotelaria e Turismo.
Formação para activos da área e qualificação de desempregados são algumas das acções que o núcleo do Fundão da Escola de Hotelaria e Turismo pretende levar a cabo. Já estão e funcionamento no Pavilhão Multiusos os cursos de formação de algumas das trabalhadoras da empresa têxtil Eres.
Cláudia Rolo, aluna de Técnicas de Turismo, considera que "o curso tem componentes muito práticas, o que é bom para os alunos". Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, afirma que "o projecto da Escola é fundamental para o desenvolvimento da região. É uma aposta na qualidade, na formação e na qualificação das pessoas". O autarca considera que houve a tentativa de "incorporar a qualidade vindas das escolas e o financiamento que é necessário levar a cabo para transformar esta área".
"Este projecto iniciou-se com a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE)", explica Jorge Patrão, presidente da RTSE, que garante que "a Região de Turismo faz o investimento que pode em termos turísticos e hoteleiros no Fundão. Tem sido um investimento muito grande nos últimos anos e o trabalho está à vista".

Novas Regiões de Turismo coordenam Centros de Desenvolvimento

"Haverá algo que será muito parecido com as Juntas de Turismo mas terá outra designação", afirma Pedro Almeida, secretário de Estado do Turismo. O membro do Governo explica algumas das alterações a introduzir na legislação de enquadramento das Regiões de Turismo. A ideia, segundo Pedro Almeida, é "fundir as 19 Regiões de Turismo em cinco Regiões. Dessas cinco Regiões irão sair os Centros de Desenvolvimento e Valorização Turística".
Frexes afirma que as alterações à legislação "não contemplam as Juntas, mas contemplará outras que dão poderes aos municípios para promover o concelho e a região". O autarca fundanense conclui: "não me conformo com a actual situação de não desenvolvimento turístico do Fundão. Por isso vou avançar e lutar pelo concelho e pela região".
Pedro Almeida explica que "o turismo apresenta-se como uma das actividades económicas mais importantes para os equilíbrios regionais, substitui outras actividades que entraram em crise". Na opinião do secretário de Estado, "o turista tem novas motivações e procura ganhar conhecimentos, juntar o lazer ao saber, contactar com a sociedade, ver o património, ver as tradições e levar o que contar".


Casa Redonda é sede da Pinus Verde



Pedro Almeida inaugurou, para além da Escola de Hotelaria e Turismo, a "Oficina do Sapateiro, na freguesia do Souto da Casa e a "Casa Redonda", em Bogas de Cima.
"É um marco histórico. Estamos a dois meses de comemorar o aniversário da Pinus Verde e este acaba por ser um presente antecipado", esclarece Rolando Martins, presidente da direcção da Pinus Verde que agora tem a sua sede instalada na "Casa Redonda".
A "Casa Redonda" é ainda um espaço de demonstração dos saberes tradicionais. O linho, o mel e outros produtos característicos da região estão expostos no edifício que foi reconstruído em Bogas de Cima.