Serra da Estrela
ICN quer reforçar vigilância

NC/Urbi et Orbi


O Parque Natural da Serra da Estrela deverá este ano ser um ponto fulcral da campanha de prevenção de fogos florestais. A ideia foi recentemente apresentada pelo novo presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN) e poderá passar, nomeadamente pelo reforço do número de vigilantes.
O presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), Silva Costa, propôs ao Parque Natural da Serra da Estrela que este ano aquela área protegida fosse um ponto fulcral na campanha de prevenção dos incêndios florestais. A ideia é melhorar o sistema e criar novas medidas que possam minimizar os efeitos dos incêndios naquela área protegida. Uma das possibilidades é reforçar o número de vigilantes, passando de 28 para 40 elementos. Em breve, o director do Parque, Fernando Matos, deverá reunir com os responsáveis da Comissão Nacional de Fogos Florestais para acertar estratégias.
Recorde-se que recentemente, o Parque Natural da Serra da Estrela recebeu uma grande ajuda com vista à recuperação da área destruída pelos incêndios. No âmbito de uma campanha promovida pela Sasel e o jornal "O Público", o Parque recebeu mais de 81.500 árvores para plantar. As árvores, sobretudo folhosas e autóctones, deverão ser plantadas em locais afectados pelos incêndios.