Investigação e Finanças: Passado, Presente e Futuro
Especialista financeiro visita UBI

Jacinto Silva viajou até à UBI para ajudar alunos de mestrado e doutoramento na procura de temas de reflexão e na desmistificação de pistas sobre a pesquisa empresarial.

Por Liliana Beira


No dia 7 de Março, pelas 16 horas, o Pólo IV da Universidade da Beira interior, recebeu Jacinto Vidigal da Silva para fazer a apresentação da conferência: "Investigação e Finanças: Passado, Presente e Futuro".
Esta conferência foi organizada pela presidente do departamento dos cursos de Gestão e Economia, Zélia Serrasqueiro com "o objectivo de orientar os alunos dos mestrados e doutoramentos na área da investigação em finanças na UBI". E para falar nesta área ninguém melhor do que Jacinto Silva, docente na Universidade de Évora, e "um grande impulsionador da investigação neste campo em Portugal", referiu Zélia Serrasqueiro.
O seminário foi dividido em quatro partes. Na primeira parte foram analisados os objectivos na área financeira. O segundo ponto abordou a evolução histórica da Teoria Financeira. Na terceira parte foram mencionados sites e softwares importantes para este tipo de estudos. Para finalizar o orador fez algumas antevisões acerca do futuro da investigação neste âmbito.
Jacinto Silva defende que as teses de mestrado elaboradas em Portugal são das melhores a nível mundial, atingindo padrões elevados de rigor. Mas o principal entrave para o reconhecimento mundial, refere, "é a nossa língua e as poucas revistas especializadas em Finanças, por isso muitos estudiosos portugueses desta área publicam os seus trabalhos ou teses no estrangeiro". Jacinto Silva acredita que o futuro será promissor, devido ao interesse demonstrado por um crescente número de pessoas que trabalham na área de investigação em Finanças.
A palestra foi presenciada por cerca de 20 alunos de licenciatura, mestrado de doutoramento.