João Pedro Marto prestou provas de aptidão pedagógica
Prova de Aptidão Pedagógica
Física Quântica em avaliação

"O Uso do Princípio de sobreposição no Estudo de Cenários Cosmológicos" foi o tema de um trabalho científico apresentado por João Pedro Marto, assistente estagiário, do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior, entre os dias 6 e 7 do mês de Março, no âmbito da avaliação de aptidão pedagógica. Esta exposição valeu-lhe a classificação final de Muito Bom.


Por Carlos Borges


João Pedro Marto licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra e há cinco anos que era assistente estagiário no Departamento de Física da UBI. A sua actividade científica tem-se desenvolvido em torno dos Fundamentos da Mecânica Quântica e Cosmologia Quântica, sob orientação do Professor Paulo Moniz do mesmo departamento.
A prova foi prestada perante o júri constituído pelos professores Mário Raposo, Vice-Reitor, Paulo Moniz da UBI e Alfredo Henriques do IST (Instituto Superior Técnico) de Lisboa.
O primeiro dia de provas foi preenchido com uma aula subordinado ao tema "Princípio de Sobreposição e o Conceito de Estados Não-Factorizáveis", no qual o examinando expôs a importância desta temática na actualidade, sobretudo quando se fala da Teleportação Quântica. Trata-se segundo João Marto, de uma técnica que é possível hoje e que permite desmaterializar o estado de uma partícula e as suas características e levá-la para outra. Em suma permite conduzir o estado de uma partícula de um ponto de espaço para outro.
"Fundamentos da Mecânica Quântica é uma área da Física que poderá ser investigada aqui na UBI. Temos aqui linhas de investigação em Cosmologia Quântica e faz sempre falta alguém que tenha conhecimento nesta matéria", sublinha o examinando para quem a universidade proporciona excelentes condições de trabalho para esse efeito. "Até porque esta área de investigação da UBI está localizada na física teórica de modo que não será necessário grandes meios para o seu desenvolvimento", refere.
No final João Pedro Marto estava visivelmente satisfeito quando ouviu a classificação de Muito Bom.