Novos órgãos sociais apostados em dinamizar colectividade
Clube quer criar Zona de Caça Municipal

Os "amantes" do "desporto" vão poder usufruir de uma Zona de Caça Municipal. Reactivar o Campo de Tiro e voltar a organizar o Torneio de Tiro de São Tiago são os principais objectivos dos novos dirigentes do Clube de Caça e Pesca da Covilhã.

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


Deu entrada, na segunda feira, 10, na delegação da Guarda da Direcção-Geral de Florestas a proposta para a criação de uma Zona de Caça Municipal (ZCM), a gerir pelo Clube de Caça e Pesca da Covilhã (CCPC). Esta é uma das principais ambições dos novos órgãos sociais da colectividade, eleita a 31 de Janeiro, para o biénio 2003/2004.
Apesar de não revelar a localização da ZCM, o presidente da direcção considera de grande importância a sua criação. "Este projecto nasce das solicitações que têm chegado ao Clube, não só dos 'amantes da caça' da região, mas também do resto do País", sustenta André Cid Ferreira. A Zona de Caça Municipal funciona, não com associados, mas através de inscrições.
Os projectos para levar a cabo não se ficam por aqui. A sede do CCPC constitui, no momento, uma das maiores preocupações da actual direcção. Em avançado estado de degradação, o telhado e a fachada exterior precisam de obras de recuperação. Porém, os dirigentes esbarram com a falta de vontade do proprietário em realizar obras de beneficiação. Neste aspecto, adianta André Cid, "contamos com o apoio da Câmara para que faça diligências junto do dono, de modo a que seja possível, o quanto antes, recuperar a sede". "Uma remodelação, para já, servia. Estamos localizados quase em pleno centro da cidade, mas as pessoas, quando aqui chegam, não vêm um espaço agradável e convidativo", declara.
Com mais de 30 anos de existência, o CCPC é uma das colectividades mais antigas da Covilhã e conta, actualmente, com 512 sócios. Além disso, é o único, nos distritos da Guarda e Castelo Branco filiado nas federações portuguesas de Tiro e Tiro com Armas de Caça.

Reactivar Campo de Tiro é outra das prioridades

A situação actual do Campo de Tiro, localizado na Lage da Serra, freguesia do Teixoso, "é desoladora". Em causa, esclarece o presidente do Clube, "o estado de degradação em que se encontra, fruto das acções de vandalismo a que tem estado sujeito, registando-se, inclusive, o roubo de equipamentos". Reactivar a estrutura, está, assim, no topo da lista de prioridades do CCPC e, para isso, teve lugar, na terça-feira, 11, uma reunião entre a colectividade e a Junta de Freguesia do Teixoso.
Construído há mais de 20 anos, o Campo encontra-se inactivo há cerca de cinco. Uma situação que obriga a que a equipa de tiro se veja forçada a treinar noutros campos, nomeadamente em Viseu.
De facto, o Clube de Caça e Pesca da Covilhã tem, actualmente, oito atiradores na grelha para a disputa dos títulos regionais e nacionais. Ainda neste âmbito, é propósito do CCPC, revela o seu vice-presidente, Francisco Moreira, recuperar o torneio de Tiro de São Tiago, uma iniciativa com tradição no concelho, mas que deixou de se realizar há já vários anos. "Vamos propor à autarquia que se integre a iniciativa no programa da Feira de São Tiago e que se realize no Complexo de Tiro de Cortes do Meio", afirma Francisco Moreira.