Por Ana Rodrigues


Ao longo de quatro dias foram praticadas várias modalidades

Envolver toda a academia foi o objectivo que norteou a organização dos Jogos Desportivos de Ciências do Desporto. O evento decorreu entre os dias 10 e 12 de Março e os cerca de 200 participantes distribuíram-se pelo pavilhão da UBI e pelo Gimnásio Clube da Covilhã.
A iniciativa foi da responsabilidade do Despubi, o núcleo de estudantes de Ciências do Desporto da UBI. Segundo Arménio Coelho, presidente do núcleo, pretendeu-se criar uma dinâmica que fomente mais o desporto, o convívio e a união que existe na universidade. Daí o apelo à mobilização de alunos, docentes e funcionários.
Os jogos tinham um leque de 12 modalidades repartidas pelos quatro dias previstos. Mas algumas não se realizaram "por não haver um número mínimo de inscrições para poder realizar um torneio de qualidade", explica Arménio Coelho. Foi o caso das Damas, Basquetebol, Voleibol e também do Ténis e Squash, agendados para dia 13. O presidente do núcleo diz que poderiam realizar essas actividades apenas por diversão, mas entenderam não o fazer "para dar um pouco mais de relevo à competição", acrescenta.
Os primeiros dois dias de jogos foram dedicados à Sueca, Xadrez, Ténis de Mesa e Snooker. Mas o desporto rei foi mesmo o Futsal, não só pelos 140 participantes com que contou, como pela atenção que despertou junto do público.
Embora confesse que podia ser melhor, Arménio Coelho mostra-se satisfeito com as duas centenas de elementos que aderiram e faz um balanço positivo destes Jogos de Ciências do Desporto. Das coisas que acha necessário melhorar salienta a adesão dos estudantes do curso. "Se a licenciatura se identificar com isto podemos dar aqui uma boa imagem e uma grande mostra da força que as Ciências do Desporto poderão eventualmente ter", sublinha.
Relativamente às dificuldades que surgem neste tipo de organização, o responsável do Despubi diz que é possível minorá-las com o trabalho e a força de vontade.
Arménio Coelho garante que o núcleo está vivo e de boa saúde. Para o provar fica a promessa de dar continuidade aos Jogos. Até porque acredita que, numa futura edição, a academia se vai envolver e identificar muito mais com esta actividade. Em aberto fica a possibilidade de implementar "mais uma ou outra" modalidade, embora a organização considere já oferecer um grupo de disciplinas diversificado.
Também os participantes elogiaram os Jogos Desportivos de Ciências do Desporto. José Vieira, aluno de Engenharia Civil, considera esta iniciativa muito positiva. Frisou que "não há muitas pessoas que se disponham a assumir a organização destes torneios, porque tudo isto envolve muito trabalho".