Colóquio "O Poder das Regiões"
Em busca do Interior perdido

Penamacor discute soluções para um problema que não é recente: a desertificação. Apostar na educação e no turismo pode trazer melhores dias para o interior do país.

Por Cátia Felício


Realizou-se no passado sábado, dia 15 de Março, um colóquio em Penamacor, com o intuito de discutir novas soluções para o problema da desertificação no interior de Portugal. Desenvolver o turismo, recuperar as zonas históricas, aproveitar os recursos naturais, melhorar os acessos - ligar Penamacor à auto-estrada A23 - e criar alojamentos foram os principais temas debatidos.
Cerca de 40 pessoas assistiram a este evento, no qual se destacou a intervenção de Martins da Cruz, da Universidade Lusíada, ao levantar a questão da qualificação. Segundo o pai do Ministro dos Negócios Estrangeiros, "a desertificação não é um problema que afecta apenas esta zona, mas todo o País e a causa fundamental é a falta de qualificação. No interior há apenas Institutos Politécnicos... é também necessário criar Universidades!". Martins de Cruz salientou ainda o facto de que a Finlândia, com apenas 5milhões de habitantes, tem 42 universidades, enquanto Portugal, que atinge os 10 milhões de habitantes, se limita a 14 universidades. "Temos que lutar por melhores transportes, saúde e turismo, mas o fundamental é mesmo a educação", acrescenta o Presidente da Direcção da Cooperativa da Universidade Lusíada.
O projecto levado a cabo por uma recente associação juvenil, Domvs Egitanae, contou ainda com a presença de Domingos Torrão, presidente da Câmara Municipal de Penamacor, Armindo Jacinto, vereador do Pelouro da Cultura, Turismo e Desporto de Idanha-a-Nova, José Carlos Henriques, da Universidade Independente, António Delgado, da Universidade da Beira Interior, e Francisco Abreu, ex-delegado do Instituto Português da Juventude da delegação de Castelo Branco.
Bruno Caldeira, presidente desta associação sem fins lucrativos, mostrou-se satisfeito com o colóquio, lamentando apenas a falta de comparência dos presidentes das Juntas de Freguesia. No futuro, planeia organizar uma maratona de ténis em Castelo Branco e paintball em Monsanto. Estas actividades terão lugar no próximo mês de Agosto. Em data a definir, realizar-se-á em Idanha-a-Nova o Seminário "Futuro da Europa para as regiões".