Por Mari Duarte




"Quando o assunto lhes toca directamente, como foi o caso da reestruturação do curso, os alunos aparecem, o resto não lhes interessa". Foram estas as palavras proferidas por Luís Franco, presidente do núcleo de Ciências da Comunicação na abertura de mais uma AGA que ficou marcada pela presença de apenas dois alunos.
"Porquê, para quê, para quem?", questiona Celina Gonçalves, aluna do segundo ano do curso e elemento do UBIMÉDIA. Esta pergunta torna-se pertinente quando numa AGA, que é suposto ter como principal objectivo a discussão das actividades do núcleo, é totalmente ignorada. "Se a AGA é para os alunos e eles não comparecem, porquê fazer alguma coisa?", pergunta Celina Gonçalves.
A actual lista foi a única a candidatar-se nas últimas eleições e não pretende continuar no próximo ano. É uma preocupação não haver candidatos nas próximas eleições do núcleo, previstas já para finais do mês de Maio. Corre-se o sério risco do curso de Ciências da Comunicação perder "voz" junto do Departamento de Artes e Letras.
Na ordem de trabalhos esteve o Fórum Pedagogia 2002/2003, a realizar entre os dias 2 e 10 de Abril. Algumas questões abordadas serão a falta de formação em línguas estrangeiras e em informática na licenciatura. Este último problema será brevemente resolvido por Paulo Serra, actual director do curso, com a organização de workshops.
Também serão levantados neste Fórum Pedagogia temas mais polémicos como a falta de avaliação e formação pedagógica dos docentes, a inexistência de cadeiras opcionais devido à recente ramificação do curso, a falta de incentivo às actividades extracurriculares e o não cumprimento da promessa de adquirir para a Biblioteca Central alguns livros que existiam na biblioteca do pólo IV e que são de grande interesse para os alunos de Ciências da Comunicação.
Outro ponto da ordem de trabalhos foi o Sarau Cultural do Departamento, a realizar dia 9 de Abril, com a participação dos quatro núcleos, Sexto Sentido (Filosofia), UBIFASHION (Design Têxtil), DMUBI (Design Multimédia) e UBIMÉDIA (Ciências da Comunicação). O programa deverá incluir as tunas da UBI, um desfile de moda e um café concerto. A novidade é que todos os interessados podem participar, bastando para o feito contactar o núcleo. Os lucros desta iniciativa reverterão a favor da Associação Cantar Galo.
Referente às actividades do núcleo de Ciências da Comunicação ficou acordado que no dia 1 de Abril realizar-se-á o Jantar de Gala.
Dias 11, 12 e 13 do mesmo mês será a vez do Encontro Nacional de Representantes de Comunicação, onde será feito um documento reivindicativo a entregar posteriormente ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior, assim como a tentativa de uma Organização de Representantes de Comunicação.
A semana desportiva acontecerá no mês de Abril, dias 29 e 30 e no mês de Maio, dias 5, 6 e 7. Neste último dia terá lugar uma caminhada nocturna pela Serra da Estrela.
A habitual Feira do Livro, que este ano será uma actividade do Departamento de Artes e Letras está prevista para Junho, semana de 2 a 7.



Jornadas de Comunicação



Devido ao Fórum Pedagogia a data das Jornadas terá de ser adiada.
Os temas abordados serão: "A liberdade e pluralidade das exigências dos jornalistas"; "Assessoria de imprensa partidária"; "O jornalismo de especialidade" (judicial, político, económico, desportivo e tecnológico); "Jornalismo e regras a cumprir" (deontológicas e tipográficas); "Jornalismo regional"; "Televisão: serviço público vs privado"; "Publicidade humanitária, publicidade política, publicidade comercial"; "A importância da imagem no audiovisual" e por último "Relações públicas institucionais".
A entrada é livre. Quem quiser que lhe seja facultada documentação e diploma o preço será de um euro, para sócios do núcleo este reduz para metade.