Por Mário Ramos


As licenciaturas em Ciências do Desporto, Optometria e Optotecnia, Engenharia Civil e Ensino da Física e da Química foram objecto de análise

"A nossa preocupação deve reflectir-se sobre os alunos e é nesse âmbito que temos que depositar os nossos esforços". Esta frase salienta o desejo manifestado pelo Reitor da UBI, Santos Silva, nas VI Jornadas de Avaliação realizadas no auditório da universidade.
Na ocasião, o Reitor da UBI referiu a importância do acesso à informação: "antigamente, a principal fonte de ensino eram as aulas, mas, hoje, o professor é essencialmente o orientador num processo em que o aluno tem ao seu dispor um enorme conjunto de informações". O aluno sente também "uma responsabilização importante no seu processo de formação".
Santos Silva manifestou a importância da organização destas jornadas: "constituem mais um incentivo para que o ensino seja cada vez melhor e com uma taxa de sucesso progressivamente maior".
A extensão das actividades de recepção aos novos alunos, num espaço que termina no início do mês de Novembro, constitui um factor "muito prejudicial para o sucesso escolar", defendeu. Considera que os estudantes de medicina são confrontados com níveis de exigência extremamente elevados desde o início enquanto "noutros departamentos se verifica precisamente o oposto". Assim, Santos Silva propôs a redução do tempo dessas actividades porque "a presença de todos os alunos nas aulas no período determinado teria, como efeito, a redução dos níveis de insucesso escolar".
Ana Cruz, presidente da Associação Académica da UBI, salientou que a instituição não consegue transmitir a importância do tutor e do director de curso. O Reitor da UBI defendeu que "há uma falta de divulgação da função do tutor", mas que "devem ser os alunos a procurar a melhor forma de estabelecer o contacto". Reconheceu no entanto que "se os directores de curso exercessem no total as suas funções, 80 por cento dos problemas não iam ter aos serviços académicos".

Resultados da análise

Ciências do Desporto, Optometria e Optotecnia, Engenharia Civil e Ensino da Física e da Química são as licenciaturas que estão a ser objecto de análise através das VI Jornadas de Avaliação. Algumas partilham aspectos em comum, nomeadamente a fraca preparação adquirida pelos alunos no secundário em áreas como a matemática, e a reprovação elevada. Há ainda a registar a necessidade de novos espaços físicos para a licenciatura de Ciências do Desporto.
No entanto, em contraste, é importante salientar as óptimas perspectivas de emprego dos licenciados em Engenharia Civil e Ensino da Física e da Química; e o elevado número de candidatos em Engenharia Civil e Ciências do Desporto.


Um novo processo de ensino



José Manuel Oliveira, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda - ESTGA - apresentou um novo modelo de aprendizagem baseado na realização de projectos. Enquanto o modelo de ensino tradicional consiste na figura do professor que determina o processo de aprendizagem, o Problem Based Learning - PBL - apresenta aos alunos um problema que tem de ser resolvido através do auxílio do seu professor. É um trabalho que se reflecte sobre o aluno, e o torna responsável pelo seu processo de aprendizagem. O professor adquire uma função de orientador com uma consequente aproximação ao aluno. Passa a estar mais exposto aos imprevistos "sendo fundamental que aprenda a declarar o seu desconhecimento perante determinadas situações", referiu José Oliveira.