Festa em Maio
Benção das Pastas em preparação


A dois meses do evento, os finalistas de 21 cursos da UBI reuniram-se com o capelão da Universidade para preparar o evento.


Por Hugo Ribeiro


A celebração da tradicional Benção das Pastas já tem data confirmada. Será no próximo dia 17 de Maio que os finalistas de 21 licenciaturas da Universidade da Beira Interior (UBI) irão reunir os familiares e amigos para benzerem as respectivas pastas.
Se o tempo ajudar, o Monumento de Nossa Senhora da Conceição, em Santo António, será mais uma vez o local escolhido para se realizar o evento. A cerimónia será presidida pelo Bispo da Guarda, D. António dos Santos.
Na passada quarta feira, na sede da Associação Académica da UBI, os estudantes tiveram a sua primeira reunião com o capelão da UBI, Luciano Santos Costa. O objectivo é começar a preparar a cerimónia: "Eu desejaria que houvesse inovação. Não quero que seja um guião idêntico ao do ano passado", afirma o capelão. As alterações poderão passar pela implementação de alterações no meio ambiente e na própria liturgia, com cânticos de apresentação alusivos a cada curso.
Para os finalistas a iniciativa é um marco importante na sua vida académica. "É um momento esperado por todos do curso", sublinha Constança Almeida, aluna do último ano de Ciências da Comunicação. A estudante recorda agora os anos que viveu na Covilhã com muito agrado, uma vez que foi o local onde construiu os melhores laços de amizade. Por isso pensa que todos os finalistas deviam colaborar na organização da Benção das Pastas, o acto que marca o fim da a vida académica.