Literatura, cultura e linguística estiveram em reflexão
Diálogo Cultural Luso-Espanhol
Ser mais português conhecendo Espanha

Nos dias 11, 12 e 13 de Março a Covilhã foi a capital do diálogo cultural luso-espanhol. Nesses dias a Universidade da Beira Interior (UBI) organizou o I Encontro - Literatura e Cultura no Espaço Ibérico.


Por Andreia Reis


"Saíram daqui muitas ideias para o futuro", salienta Gabriel Magalhães, docente da UBI e organizador do evento acerca do I Encontro - Literatura e Cultura no Espaço Ibérico. O diálogo, a criação e a reflexão estiveram patentes numa conversação que valorizou a literatura, a cultura e as linguísticas portuguesas e espanholas. Durante três dias a Covilhã serviu de palco para o diálogo inter-cultural entre Portugal e Espanha, com poetas, narradores, professores e académicos de ambos os países a trocarem experiências
O principal objectivo deste encontro foi mostrar aos participantes que os dois países da Península Ibérica estão interligados. Gabriel Magalhães salienta que "culturalmente falando, Portugal e Espanha são uma só realidade". Salientou ainda a necessidade de portugueses e espanhóis se conhecerem melhor, fomentando as relações. "Quando um português e um espanhol se ignoram é um empobrecimento trágico para os dois", justifica o docente da UBI. A Península tem uma grande diversidade, mas "devem-se cultivar as semelhanças, as proximidades, os diálogos e as relações", sustenta Gabriel Magalhães.
Antonieta Garcia, presidente do Departamento de Letras da UBI e membro da comissão organizadora diz que "a amizade e fraternidade entre Portugal e Espanha não é apagar diferenças. Somos mais portugueses quanto mais e melhor conhecermos os espanhóis e nos aproximarmos deles". Devem manter-se as diferenças para enriquecer uma Península que será "tanto mais rica, quanto mais variada e diversa for a sua cultura", conclui Antonieta Garcia.
Cada um dos dias do encontro foi dedicado a uma temática. O primeiro dia do evento foi dedicado à literatura, com poetas e narradores a apresentarem as suas obras.
O segundo dia esteve focado no ensino do espanhol em Portugal e do português em Espanha. No terceiro e último dia do encontro abordou-se a temática da Cultura em ambos os países.
Estes três dias que serviram para "desenvolver no futuro, de uma forma mais activa, mais rica e mais feliz, as relações entre os povos peninsulares", conclui Gabriel Magalhães.
O encontro terminou com actuação da tuna Masculina da UBI, JÁ B´UBI e TOKUSCOPUS.