SHELL Éco Marathon
UBI de novo na competição


A XIX edição da SHELL Éco Marathon volta a contar com a presença da Universidade da Beira Interior. Esta prova única no mundo está prevista para os dias 17 e 18 de Maio próximo no circuito de Nogaro, em França.
Este ano estão já inscritas mais de duas centenas de Estabelecimentos do Ensino Superior e Secundário nesta competição de características únicas. Destas, 14 são portuguesas. Os protótipos concebidos para esta prova visam estimular a criatividade, levando os participantes a conceber novos e singulares modelos preparados para um consumo mínimo de combustível. Outra das características destes veículos está também no respeito máximo pelo ambiente.
A SHELL Éco Marathon abrange diversas disciplinas como a mecânica, a informática, a física ou o desenho. Os veículos desenvolvidos para competir nesta prova podem ter três ou quatro rodas e serem construídos em madeira ou fibra de carbono. Devem percorrer seis voltas a um circuito de aproximadamente quatro quilómetros num tempo máximo de 50 minutos.
A UBI vai participar na classe de equipas com protótipos impulsionados a gasolina. Para além deste tipo de combustível, na prova vão ainda estar presentes veículos movidos a gasóleo, GPL ou energias alternativas.


Concurso "Jovem Motorista Europeu"



A iniciativa destina-se a contribuir para o aumento da segurança dos transportes rodoviários. Os participantes neste concurso, realizado a nível europeu, devem ser profissionais no activo com menos de 30 anos de idade e com carta de tractor e semi-reboque (C+E). Os boletins de inscrição podem ser encontrados nos postos de abastecimento SHELL.
Numa primeira eliminatória regional, serão seleccionados os 50 melhores participantes. Os testes de apuramento dividem-se entre provas escritas e de condução efectiva. A primeira, a realizar em Santarém no dia 17 de Maio e a segunda em Amarante, a 31 do mesmo mês.
A final nacional será em Lisboa. Desta prova sairá apuado o candidato nacional que vai disputar no mês de Setembro deste ano, a final europeia na Suécia.
O vencedor ganha uma viagem ao carnaval do Rio de Janeiro e a experiência de condução de um camião através da selva amazónica.