Por Daniel Sousa e Silva


Os concertos de beneficência constituem uma oportunidade para angariar alimentos

As festividades vão juntar o útil ao agradável. Covilhã e Fundão são os locais escolhidos para as iniciativas que o BACF da Cova da Beira promove a propósito do seu primeiro aniversário. Do programa das comemorações constam um jantar, a 29 de Março, e dois concertos de beneficência em Abril.
"A nossa intenção é, obviamente, angariar fundos", explica Ricardo Alves, presidente do BACF da Cova da Beira.
Para o jantar, que decorrerá no restaurante Quinta das Flores, a organização convidou "pessoas ligadas à Câmara Municipal da Covilhã e a outras instituições, como a Associação Empresarial da Cova da Beira", mas "o jantar está aberto a toda a gente".
Os concertos, na Capela de S. Francisco (Fundão, 5 de Abril, às 21 horas) e na Igreja de S. Tiago (Covilhã, 6 de Abril, às 21h30), pelo Coro Misto da Covilhã (Associação Cultural da Beira Interior), são possíveis "graças à proposta do Coro de fazer um concerto com o BACF da Cova da Beira", elucida Ricardo Alves.
A entrada para assistir aos concertos é simbólica - um alimento. O presidente da BACF da Cova da Beira esclarece que "as pessoas podem levar todo o tipo de alimentos, mas devem oferecer, preferencialmente, os não perecíveis. O ideal seria o donativo de leite", sugere Ricardo Alves.
O BACF iniciou a actividade no princípio de Maio do ano passado com a sua primeira campanha de angariação de alimentos e participou na habitual campanha nacional de Dezembro. Anualmente só existem estas duas campanhas realizadas em conjunto com os outros bancos alimentares a nível nacional.
Os alimentos recolhidos pelo BACF da Cova da Beira são distribuídos por intermédio de 15 instituições. O protocolo assinado entre o BACF e as instituições permite a distribuição mensal de comida pelos concelhos da Covilhã, Fundão, Belmonte e Penamacor.


Organização internacional



O Banco Alimentar Contra a Fome é uma instituição particular de solidariedade social. O seu objectivo é a recolha e armazenamento de alimentos para distribuição gratuita a pessoas carenciadas. Desde Junho de 1992, o BACF encontra-se em pleno funcionamento no nosso País.
A acção do BACF assenta no voluntariado e no mecenato. A ideia surgiu em 1966, nos Estados Unidos da América, onde existem, neste momento, 300 bancos alimentares a funcionar com sucesso.
Na Europa, o primeiro BACF foi fundado em França, em 1984. Actualmente, contam-se também bancos alimentares na Bélgica, Inglaterra, Espanha, Itália e começam a funcionar em alguns países do Leste.