Os diplomas foram entregues por Carlos Tavares, ministro da Economia
Escola Tecnológica
Alunos recebem diplomas

Formar quadros especializados em áreas tecnológicas para responder às necessidades do mercado é o principal objectivo da AFTEBI. Segundo o presidente da direcção os alunos formados nestas escolas têm emprego garantido.


Por Catarina Rodrigues


Carlos Tavares, ministro da Economia presidiu à entrega de diplomas a alunos da Escola Tecnológica da Beira Interior (ESTEBI). O governante considera que "este tipo de formação é uma actividade da maior importância para a produtividade".
A ESTEBI é uma das escolas tecnológicas tuteladas pela Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior (AFTEBI). Segundo Braz Costa, presidente da AFTEBI, "a vantagem da escola tecnológica é identificar e responder às necessidades do mercado de trabalho".
A AFTEBI já formou 74 alunos, 41 tiveram diploma e 13 terminaram o curso mas como não concluíram o 12º ano não tiveram direito a diploma. O presidente da direcção garante "o nível de empregabilidade é total". A principal dificuldade continua a ser o recrutamento de jovens para a área tecnológica. Braz Costa aproveitou a presença do ministro da Economia para lembrar que "a homologação dos cursos tecnológicos é muito lenta". Um problema que Carlos Tavares espera ser "ultrapassado em breve".
Na ESTEBI são leccionados os cursos de Especialização Tecnológica em Manutenção Industrial e Design Têxtil. A AFTEBI é também promotora da Escola Tecnológica Têxtil (ETT) em Vila Nova de Famalicão onde se leccionam os cursos de Confecção e Ultimação Têxtil.
A AFTEBI tem como parceiras a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho, as duas universidades públicas portuguesas com Departamento Têxtil. Um relacionamento que segundo o ministro da Economia "é de salutar, já que normalmente há um divórcio entre estas duas partes".