O ministro da Economia - à direita na foto - está confiante na aprovação do projecto
Ministro da Economia garante
Parkurbis poderá avançar em Abril

Na visita à Covilhã, Carlos Tavares explicou que o Parque de Ciência e Tecnologia poderá avançar já no próximo mês. A candidatura apresentada aguarda apenas a aprovação do POE e promete ser um projecto inovador para a região. O ministro da Economia defende também o Turismo como uma das áreas a apostar.


Por Catarina Rodrigues


A Unidade de Gestão do Programa Operacional da Economia (POE) poderá dar uma resposta positiva já no próximo mês de Abril sobre o financiamento para o Parkurbis- Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. A garantia foi dada por Carlos Tavares ministro da Economia que visitou a cidade na passada sexta feira, 21.
A construção do núcleo que vai albergar esta estrutura está dependente da resposta do POE à candidatura apresentada pela Câmara da Covilhã. Carlos Tavares considera que "este processo demorou mais tempo que o desejável, mas está prestes a ver a luz do dia". No entender do ministro o projecto tem todas as condições para ser aprovado.
Investigação, desenvolvimento tecnológico, preparação de recursos humanos, prestação de serviços de engenharia e concepção de projectos serão algumas das actividades a desenvolver no futuro Parque de Ciência e Tecnologia. Para isso o Parkurbis conta com a colaboração de várias entidades entre as quais a Universidade da Beira Interior, (UBI) uma das principais impulsionadoras do projecto, ao lado da autarquia covilhanense.
A UBI preside ao Conselho Científico e Tecnológico do Parkurbis e poderá ser um suporte decisivo para o seu desenvolvimento.
Numa altura em que são conhecidas sérias dificuldades em várias empresas da região o Parkurbis poderá constituir um passo importante para superar a crise. Alunos e professores de vários departamentos da UBI apresentaram já alguns projectos que podem vir a ser aplicados na indústria têxtil, papel e até na medicina.
A par da UBI e da Câmara da Covilhã existem mais oito accionistas fundadores da sociedade Parkurbis S.A. São eles o IAPMEI (Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento), a ANIL (Associação Nacional dos Industriais de Lanifícios), o NERCAB (Associação Empresarial da Região de Castelo Branco), a AECBP (Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor), a FRULACT (Sociedade Gestora de Participações, S.A), a PT Comunicações S.A, Caixa Capital- Grupo Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento.
O edifício sede do Parkurbis a instalar no Parque Industrial do Tortosendo deverá incluir numa primeira fase salas para incubação de empresas e estruturas de apoio. Posteriormente o Parque de Ciência e Tecnologia irá acolher um Centro de Inovação Empresarial, laboratórios, um Centro de Incubação de Ideias e Negócios e um auditório com 200 lugares.

Apostar no Turismo

Carlos Pinto mostrou-se satisfeito com a afirmação do ministro da Economia no sentido do projecto ser aprovado. "A questão que agora se coloca é a percentagem da comparticipação", refere o autarca. "Fica a dúvida se será com 50 ou 75 por cento".
O presidente da Câmara sublinha a importância do Parkurbis para o futuro da região já que "pode abarcar vários projectos". Também o director do IAPMEI, Leitão Gomes considerou uma "óptima notícia" o anúncio da sua aprovação para breve.
Quanto à possibilidade do Parkurbis ser um dos cinco tecnopólos no Interior do País, Carlos Tavares explica que "neste momento está proposto um projecto ao POE, não sob a forma de um tecnopólo mas sim de um Parque de Ciência e Tecnologia". O ministro garante que o projecto tem todas as condições de ser aprovado com estas características e "no futuro do seu desenvolvimento logo se verá". Recorde-se que a implantação de tecnopólos foi uma medida anunciada por Isaltino Morais, ministro das Cidades, Ambiente e Ordenamento no passado mês de Novembro.
Carlos Tavares considera que "esta região tem vários pólos de desenvolvimento que até podem ser um desafio para uma nova área de localização empresarial". Uma forma de responder ao pedido do presidente da Câmara Carlos Pinto que deseja criar uma área de localização empresarial nas Minas da Panasqueira. Segundo o ministro da Economia "este tipo de infra-estruturas constitui uma forma privilegiada de atrair e fixar empresas, reduzindo os custos das mesmas".
Outra das medidas anunciadas por Carlos Tavares para o desenvolvimento da região foi a inclusão da futura Pousada da ENATUR no antigo sanatório dos Ferroviários no programa de construção de novas pousadas. "Esta será uma das primeiras pousadas a incluir no novo programa da ENATUR", refere acrescentando que "uma das vantagens relativas desta região é o turismo de qualidade". Uma vertente que no entender do ministro deve ser reforçada.