Ficha do Jogo



Campo de Jogos Estádio José Santos Pinto (Covilhã)
(23-03-2003)





Árbitro: Martins dos Santos
Auxiliares: Devezas Neto e Bernardino Silva




Sp. Covilhã- 1
Celso, Piguita, Moisés, Pinheiro, Trindade, Hermes (79' Anky), Paquito (67' Jorge Humberto), Mauro, Edgar, Nini (60' Marco Abreu), Rui Morais;
Suplentes não utilizados: Luciano, Nii Amo, Tarantini, André Cunha.
Treinador: João Cavaleiro



Futebol Clube Maia- 1
Paiva, Rica, Anderson, Igor, Litos, Hilário (70' Malafaia), Sérgio Pinto, Loukima (58' Cássio), Grana, Bruno Caires, Eduardinho (76' Lixa);
Suplentes não utilizados: Miguel Angelo, Major, Wesley, Alexandre.
Treinador: Valério Pereira


Ao Intervalo: 1-0



Marcadores:
Hermes (34'); Lixa (83')


Disciplina: cartão amarelo Trindade (39'), Moisés (68'), Piguita expulso por acumulação (48' e 65'); Hilário (13'), Litos (16'), Grana (33'), Bruno Caires expulso por acumulação (52' e 87').



Figura do Jogo: Martins dos Santos
Numa tarde algo cinzenta, o Santos Pinto foi de novo palco para mais um jogo da II Liga sendo que o elemento em campo que mais se destacou acabou por ser o juiz da partida. Martins dos Santos foi protagonista por intervir demasiadas vezes, sendo inclusive muito rigoroso, com muitas admoestações e interferindo no espectáculo em que o resultado podia ter favorecido qualquer uma das equipas.

Leões empatam no Santos Pinto
"Resultado não serve a ninguém"

Na luta pela conquista de pontos para assegurar a permanência na II Liga o Sporting da Covilhã recebeu o sexto classificado Maia, adversário que vinha de duas derrotas consecutivas.




Por Paulo Galhardo


A 26ª jornada opôs duas equipas com trajectos completamente diferentes nesta II Liga. -Na primeira volta do campeonato o Covilhã levava oito pontos de vantagem sobre o Maia mas na segunda volta inverteram-se com a equipa nortenha cinco pontos à frente.
O jogo começou bem para a equipa da casa. Logo no primeiro minuto um remate de Moisés criou algum perigo, depois o jogo foi disputado muito a meio campo com jogadas de contra ataques rápidos do Maia, mas sempre sem sucesso.
Os leões (aos 18') dispuseram de uma boa oportunidade, subida de Nini que cruza para a entrada da área onde aparece Paquito, que controla o esférico mas o defesa em esforço consegue cortar o lance para canto. Passados alguns minutos, Paquito vê um golo ser-lhe bem anulado por fora de jogo.
A superioridade ofensiva da equipa serrana começava a evidenciar-se e num canto apontado por Pinheiro (34'), Hermes eleva-se sozinho e cabeceia para o fundo da baliza de Paiva, fazendo um golo de bonito efeito para a inauguração do marcador.
Uma falha de marcação de Piguita deixa Igor (40') isolado para dominar e estourar para uma espectacular defesa de Celso. A primeira parte terminava pouco depois.
No recomeço o domínio continuou a pertencer ao Sporting que vibrou quando Nini (55') em contra-ataque carregou a área do adversário e fintando dois adversários atirou com intenção à baliza de Paiva que se opôs com uma aparatosa defesa.
O Sporting carregava e Rui Morais (57') com espaço, atirou muito perto da trave da baliza do Maia.
O treinador Valério Pereira (58')decidiu alterar, tirar o defesa Loukima e colocar Cássio a meio campo.
João Cavaleiro (60') respondeu com a saída de Nini, entrada de Marco Abreu, na tentativa de refrescar o ataque.
Alguns minutos volvidos (65') a estratégia sofreu um réves. Após um desentendimento defensivo a bola ressaltou para Igor que se isolava e Piguita carregou-o por trás tendo-lhe sido exibido o segundo amarelo e consequente vermelho.
Um livre em posição frontal à entrada da área, proporcionou a Grana (66') um remate muito perigoso que Celso conseguiu defender.
Cavaleiro tirou do terreno de jogo Paquito (67') e lançou para Jorge Humberto para o apoio defensivo.
O técnico do Maia, Valério Pereira (70') aproveitou a superioridade númerica para lançar Malafaia para o lugar de Hilário, apostando mais no ataque. Pouco depois (76') esgotou as substituições com a saída de Eduardinho, entrada de Lixa.
Foi do recém entrado jogador Lixa, o cruzamento a que Litos (78') correspondeu de cabeça em vôo, mas Celso defendeu bem.
Cavaleiro (79') prescindiu de Hermes que cedeu o lugar a Ankyfona.
Numa jogada que parecia controlada na linha final, um defesa serrano desistiu do lance mas Litos em esforço consegue cruzar para Lixa (83') que remata para o golo maiato.
O sonho da reviravolta do resultado parecia cair por terra quando após ter carregado Marco Abreu, Bruno Caires (87') recebe a ordem de expulsão por acumulação de amarelos.
Já em descontos de tempo, Rui Morais cruza para a área, onde Moisés fica com a posse da bola e atira à baliza, mas o remate sai à figura.
A partida terminava com um empate, com oportunidades suficientes para ambas as equipas terem conquistado os três pontos.

" Já tive oportunidade de dizer aos meus jogadores no que estiveram mal"

Valério Pereira, técnico do Maia, reforçou a ideia de que a sua equipa perdeu no Santos Pinto mais uma oportunidade de regressar aos triunfos. A equipa mais concretizadora da II Liga não conseguiu ultrapassar a defesa "acertada" do Covilhã e continuou a mostrar de que é muito permissiva na defesa, onde cometeram mais um lapso.
"O resultado não serve a ninguém, o Maia viu adiada a possibilidade de se aproximar do líder e o Covilhã não afastou o fantasma da despromoção" concluiu o técnico.
O técnico João Cavaleiro comentou de que já havia dito aos seus jogadores de que as suas desconcentrações lhes haviam custado dois pontos importantes.