Sabugal
Escavações no Castelo

NC/Urbi et Orbi


O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal do Sabugal está a levar a cabo uma intervenção arqueológica no castelo da vila, bastante conhecido em Portugal por ser o único que apresenta Cinco Quinas.
A intervenção está a ser feita em paralelo com as obras de recuperação, consolidação e conservação das muralhas daquele imóvel, iniciadas já no ano passado pela Direcção Regional de Edifícios e Monumentos Nacionais.
A revitalização do castelo prevê a recuperação de todo o espaço interior do mesmo, o que, tendo em conta os impactos directos e indirectos, obrigaria ao acompanhamento permanente de um arqueólogo. Daí que surgisse a ideia de, ao mesmo tempo, procurar saber um pouco mais da história do castelo.
O objectivo é saber se ainda permanecem no local as ruínas de casas que Duarte d'Armas desenhou em 1509, a recolha de alguns materiais antigos e, tentar descobrir vestígios ainda anteriores à construção do castelo, que remontem ao períodp romano. Até agora foram encontradas algumas ruínas de casas, fragmentos raros de cerâmica do período do Calcolítico, bem como da idade do Bronze Médio.
Para já, os trabalhos foram interrompidos, pois foram encontradas humanas. Algo que não surpreende os arqueólogos, já que anterior ao castelo, ali houve um cemitério. Por isso, neste momento, como prevê a lei, para o estudo destes ossos, os arqueólogos dão lugar aos antropólogos.