A iniciativa reuniu profissionais e professores de medicina
Pereira Coelho na UBI
Ética e infertilidade em debate

Os temas Ética Biomédica e infertilidade juntaram especialistas, médicos e docentes na Universidade da Beira Interior.


Por Liliana Machadinha


Destacar a necessidade de definir regras da actividade médica como os princípios da Ética Biomédica foi um dos objectivos da conferência que decorreu no anfiteatro 1 da UBI na passada sexta-feira, 21.
Profissionais e professores de medicina debateram questões relacionadas com o respeito pela autonomia do paciente e do casal, a justiça e a solidariedade. O orador convidado foi Pereira Coelho, médico que acompanhou o processo que conduziu ao nascimento do primeiro bebé proveta em Portugal. Pereira Coelho defendeu a urgência em "definir uma legislação equilibrada e uma regulamentação expedita e simplificada para assegurar o cumprimento das leis e a comprovação do seu respeito". O conhecido médico apelou ainda "à exigência e rigor do reconhecimento de centros, com garantia do cumprimento de critérios de qualidade e de normas deontológicas" e defendeu a "criação de gabinetes de apoio psicológico aos pacientes e casais que sofrem deste problema de infertilidade, junto dos centros onde estão a ser tratados".
Pereira Coelho considera que "actualmente os casais que têm recursos económicos conseguem acesso ao melhor tratamento possível, mas este género de serviço deveria ser facilitado a todos os casais, quer na medicina privada quer na pública, independentemente dos seus recursos financeiros", sublinha, acrescentando que "existe uma grande discrepância entre os centros privados e os centros estatais. É vergonhoso que Portugal seja o único País da Europa que neste momento não tem uma definição legal da prática de técnicas da medicina assistida. Falta, manifestamente, a capacidade de decisão política", conclui o médico.
O objectivo desta iniciativa foi "consciencializar a sociedade para os problemas éticos que se levantam perante a questão da infertilidade" refere Jorge Saraiva, médico e membro do Rotary Club da Covilhã, organizador do evento.