A
Causa das Coisas

de Miguel Esteves Cardoso






"Nós, os portugueses de Portugal, descendemos dos gajos que cá ficaram e não dos que foram descobrir o mundo. Esses por lá ficaram!"





Por Ana Maria Fonseca


Miguel Esteves Cardoso não é uma figura aparentemente simpática, mas isso pouco interessa quando se trata das suas crónicas.
Em A Causa das coisas, satiriza até ao mais ínfimo pormenor os hábitos e as características dos portugueses, com um humor cortante e irresistível.
O livro, organizado alfabeticamente como um dicionário, discorre sobre aquelas coisas que todos observamos, pensamos, mas raramente exteriorizamos. MEC, como é conhecido entre os seus fãs, fá-lo de forma inigualável, como se nos tirasse as palavras da boca, ou da mente. O resultado são muitas gargalhadas da primeira à última página.
Ao não cair na piada fácil pinta quadros caricatos sobre todos os pequenos pormenores do quotidiano que, embora se refiram neste livro à década de 80, não perderam ainda actualidade. Continuamos a rever-nos em muitas das causas das coisas que descreve.
Escárnio e mal dizer acutilante, numa compilação de crónicas que escreveu para o Expresso, ficamos a conhecer melhor esta sociedade em que vivemos, no mais negro da sua essência, mas sempre com muito humor.
Para quem quiser usufruir de momentos um humor cortante e inteligente, que nunca se limita à piada fácil, é obrigatório ler esta compilação de crónicas que demostra as causas, sob o olhar interrogante e analista, sempre mordaz de Miguel Esteves Cardoso, de tantas coisas do nosso Portugal.