O principal problema apresentado pelos residentes foi a falta de escoamento das águas pluviais
"Em directo com a Câmara"
Periférica à Covilhã é principal novidade

Moradores do Bairro de Santo António colocaram os seus problemas à autarquia. O presidente da Câmara prometeu dar resposta e aproveitou para apresentar alguns projectos para aquela zona da cidade.


Por Catarina Rodrigues


Pode ser lançado o concurso público para a elaboração do projecto da denominada periférica à Covilhã. O anúncio foi feito por Carlos Pinto, presidente da autarquia, na sessão "Em directo com a Câmara", realizada na passada sexta feira, 28. O autarca assegura que o Instituto de Estradas concluiu o estudo prévio, sendo assim possível avançar com o projecto.
A nova via terá quatro faixas de rodagem e cerca de dez quilómetros de extensão. A estrada terá início no Parque Industrial do Canhoso, subirá até Cantar Galo e passará pelo Bairro da Biquinha onde deverá ser construído um túnel. A periférica à Covilhã deverá ainda passar junto à reitoria da Universidade da Beira Interior desembocando no Bairro de Santo António.
Carlos Pinto espera que o projecto de execução da periférica esteja concluído até ao final do próximo ano para que seja possível lançar o concurso público para a construção ainda em 2004. "A estrada dificilmente estará concluída neste mandato", sublinha.
"Tirar o trânsito do centro da cidade e criar novas zonas de desenvolvimento" são segundo o autarca os principais objectivos da construção da nova via cujo valor pode ascender aos 30 milhões de euros. Pinto acredita que esta seja uma obra suportada pelo Orçamento de Estado.
A presença no Bairro de Santo António foi aproveitada para recordar algumas obras integradas no programa Polis. Neste domínio, o presidente da edilidade anunciou a intenção de construir uma Ponte Pedonal entre o Monumento de Nossa Senhora da Conceição e a Rua marquês d' Ávila e Bolama. "Será uma espécie de emblema da cidade", refere Carlos Pinto. "Uma forma de melhorar as acessibilidades sem recorrer à utilização de transportes". A nova ponte está orçada em dois milhões e 500 mil euros. O edil acredita que o projecto estará concluído até ao final do ano para que a obra esteja pronta antes do fim de 2004.
Durante o mês de Maio vão ter início as obras junto à Ponte do Rato. No local vai nascer uma rotunda que permitirá ver a ribeira passar por baixo. Será ainda construído um braço metálico apoiado num triângulo de betão que vai trazer a água a montante, junto à antiga fábrica do Alçada e depois descarregá-la no centro da rotunda. Segundo Carlos Pinto, "esta obra permitirá o ordenamento do tráfego naquela zona, nomeadamente a inserção da rua de Santo António na Rua Marquês d'Ávila e Bolama".



Escola remodelada



A Escola Básica de Santo António vai ser alvo de alguns melhoramentos. A intervenção passará pelo aumento do número de salas de aula e por novas instalações para os professores. Será também criado um novo jardim de infância e uma sala polivalente. Este anúncio deixou a coordenadora do estabelecimento escolar "muito satisfeita". Segundo Margarida Santos Lúcio, "estas obras vêm resolver um dos maiores problemas existentes na escola, que é a falta de espaço".
O 1º Ciclo tem actualmente 106 alunos divididos pelos quatro anos. A escola dispõe de quatro salas, mas uma é destinada ao jardim de infância que funciona há cerca de seis anos. As obras de remodelação devem começar no próximo mês de Setembro. Por esse motivo as aulas terão que ser leccionadas noutro local. Margarida Santos Lúcio aponta como possível alternativa a Universidade da Beira Interior, já que nas proximidades "é o único local com capacidade para albergar tanta gente".
A sessão "Em directo com a Câmara" foi uma oportunidade para os moradores exporem os seus problemas ao poder local. A falta de escoramento de águas pluviais e a inexistência de lugares para estacionamento foram algumas das preocupações apresentadas. A próxima sessão terá lugar na freguesia da Boidobra.