Frederico Lopes é candidato a presidente da direcção do Cine Clube
Eleições a 2 de Abril
Cine Clube com nova direcção


A única lista candidata às eleições promete reanimar as actividades da associação. O primeiro passo será a normalização das relações institucionais.



As eleições para os órgãos sociais do Cine Clube da Beira Interior (CCBI) têm lugar amanhã, dia 2 de Abril. A única lista concorrente é constituída por elementos ligados à Universidade da Beira Interior. Frederico Lopes e Manuela Penafria, docentes na UBI, são candidatos a presidente e vice-presidente da direcção, respectivamente. António Fidalgo, também docente nesta instituição é candidato ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia Geral. Joaquim Simão mantém-se como presidente do Conselho Fiscal.
"A primeira coisa a fazer é normalizar as relações institucionais", sublinha Frederico Lopes. O candidato não esconde que gostava de continuar a ver o cinema do CCBI no Teatro Cine. "A solução passa pelo entendimento com a autarquia" refere acrescentando que "a situação a que se chegou só prejudica o Cine Clube, os cineclubistas e a cultura cinematográfica em geral".
Frederico Lopes afirma que "dotar a associação de sede própria é um dos principais objectivos". Até lá, o responsável está confiante num entendimento que permita o regresso da sétima arte ao Teatro Cine. O candidato a presidir a direcção considera importante dar continuidade às actividades que o CCBI tem desenvolvido até aqui.
O visionamento de filmes alternativos, a continuação da iniciativa "o filme do sócio" e uma atenção especial aos jovens são algumas das actividades que prometem reanimar a associação. O CCBI propõe-se também a estabelecer protocolos com cineclubes e escolas de cinema de outros países, a começar por Espanha.
Mais de 90 por cento dos sócios do CCBI são alunos ou ex-alunos da UBI. "É um núcleo que se renova constantemente", frisa Frederico Lopes. A nova direcção promete por isso manter o contacto também com os ex-alunos da UBI de forma a que a ligação que estes têm com o Cine Clube possa continuar. A actualização da página na Internet pretende dar uma ajuda neste domínio.