Por Mário Ramos



Fadomorse foi a banda vencedora

Associar duas tradições distintas parece ser a mensagem presente na música dos Fadomorse. Através do recurso a diversos instrumentos, desde a guitarra portuguesa a samplers de várias tradições regionais, os Fadomorse tentam associar as raízes do país com a música actual e as novas tecnologias. Zeca Afonso e folclore português juntam-se a Mr Bungle, Frank Zappa e Gentle Giant, constituindo-se como as principais influências dos Fadomorse, como revelou Hugo Correia líder da banda. Depois de na noite anterior terem dado o que consideram "o melhor concerto desde que decidiram actuar em público", os Fadomorse galvanizaram-se para este concerto na Covilhã. A utilização da guitarra portuguesa constituiu um momento especial na actuação do grupo.
A música dos Fadomorse reflecte uma síntese entre o rock e a tradição da música portuguesa. Consideram importante "utilizar as nossas raízes tradicionais e associá-las à música moderna seja o rock ou hip hop, transmitindo ao mundo que Portugal pode fazer coisas muito interessantes com a sua música."
De salientar as diferenças de estilo entre as vozes do grupo. Enquanto que Hugo Correia pronunciava intimamente as suas frases, o Mc Hugo Ferraz transmitia gritos de alerta numa entoação efectuada em português em inglês.
Os Plasma alcançaram a segunda posição. Vindos de Vila Nova de Gaia, transmitiram uma ritmo pop bastante interessante. Persistiu uma perfeita sintonia entre a vocalista e os restantes elementos do grupo. As más condições técnicas por vezes perturbaram a excelente voz de Márcia Vasconcelos, o que, no entanto, não a impediu de concretizar uma excelente actuação.
Os problemas técnicos também prejudicaram a actuação dos Sinapse, de Queluz. O terceiro lugar talvez seja surpreendente numa análise à actuação que o grupo efectuou na Covilhã. A interpretação provocadora e sensual da sua vocalista encantou a assistência presente no concerto. Uma característica importante, num grupo que reflecte um som com influências funk, pop, dub. Os Sinapse têm um imenso talento e características susceptíveis de os transferir para um outro universo.
Por fim, os Reazon, de Braga, não esconderam a sua paixão pelo grunge e os seus principais intérpretes: Pearl Jam e Creed.

Reacções ao triunfo

A vitória no festival não teve um impacto muito grande nos elementos do Fadomorse. Hugo Correia confessa que os concursos nunca lhe despertam um entusiasmo muito significativo: "normalmente são injustos para muita gente. Penso que houve grupos que estiveram ao nosso nível, embora com sons diferentes. Alguns músicos transmitiram óptimas músicas e isso é o importante. O melhor que sucedeu esta noite foi encontrar pessoas a trabalhar bem, com rigor e profissionalismo". O triunfo no festival permite-lhe realizar um concerto na próxima Semana Académica da Covilhã e apresentar a sua música a um público mais vasto. Mas salienta que deseja apenas que a sua "filha se possa orgulhar dos Fadomorse".
Foi em 1988 que nasceu o projecto de Hugo Correia, uma consequência da audição de Two Hundred Motels, um álbum de Frank Zappa. Iniciaram os concertos em 1999, numa primeira parte dos Mão Morta na Queima das Fitas de Mirandela. Na sua discografia têm o álbum Gritar o Fado. Esta semana vai nascer um segundo disco de originais numa actuação ao vivo, na cidade de Aveiro.
O interesse do público foi escasso, factor que não se pode explicar apenas pela chuva. Por vezes dava a sensação que os músicos eram mais que o público presente.

 



Música Moderna na Beira Interior



O III Festival de Música Moderna é uma organização da Associação Académica da UBI com o apoio das associações de estudantes do Instituto Politécnico da Guarda e da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco. Esta edição teve duas semifinais, uma na Guarda e outra em Castelo Branco. Dos seis grupos presentes em cada uma destas localidades apuraram-se dois para final que se realizou na Covilhã. Este é um festival onde já participaram os Jaguar e os Ashfield, grupos já com algum destaque na música portuguesa.