Alunos do Ensino Secundário também marcaram presença na iniciativa
Sistema Operativo Linux
Prática informática

Alunos da UBI e do ensino Secundário participaram na sessão prática apresentada por Pacheco de Carvalho, docente e director do Centro de Informática da UBI.


Por Sandra Carvalho


Uma sessão prática marcou a diferença nas XII Jornadas de Informática. O responsável por esta sessão foi José Pacheco de Carvalho, docente da UBI, que instalou o sistema Linux em rede. A novidade residiu no facto dos alunos poderem participar activamente na instalação deste programa. Como referiu o Pacheco de Carvalho "a sessão prática consistiu em instalar e configurar o sistema operativo Linux com a possibilidade dos membros da assistência também o fazerem". O docente sublinhou a importância da prática numa licenciatura em Informática: "na teoria é tudo muito bonito, mas a prática é mais versátil e é com a prática que se adquire experiência".
A iniciativa de realizar esta sessão partiu dos próprios alunos: "queríamos algo diferente e conseguimo-lo", afirmou José Agostinho, aluno de Engenharia Informática e elemento da organização.
Magno Rebelo, presidente do Núcleo de Informática, lamentou o facto da sessão só poder contar com um número restrito de participantes, apenas 20. "Havia mais pessoas interessadas, mas a sala era pequena. Caso se realize algo semelhante em futuras edições das jornadas teremos que pensar numa forma de participarem mais pessoas pois não queremos que os interessados fiquem prejudicados," mencionou o presidente do núcleo.
Neste evento marcaram também presença alunos do Ensino Secundário. André Matos Pedro, aluno da escola Secundária Campos de Melo, assistiu a esta sessão e no final justificou a sua presença: "vim assistir porque gosto muito de Informática". Referiu ainda que aprendeu "algumas coisas novas, mas gostava que a sessão tivesse sido mais aprofundada".
No final do evento Magno Rebelo caracterizou os cinco dias como um sucesso: "tivemos dias melhores e dias piores, uns mais concorridos que outros, mas também durante o período das Jornadas decorreram aulas em simultâneo".
No sábado houve um encontro de licenciados de Matemática/Informática onde se puderam ouvir as opiniões dos acerca do mercado de trabalho. Debateram-se questões relacionadas com saídas profissionais e concluiu-se que, apesar de o mercado de emprego viver um período conturbado, a licenciatura em Informática continua a ter boas saídas.