Manifestação Nacional de Estudantes do Ensino Superior
A luta continua

Mais uma vez os estudantes universitários vão unir-se para defender o que pensam ser um ensino mais justo e de maior qualidade. Repudiando a ideia do estabelecimento de Ensino Superior como uma grande empresa económica do Estado.

Por Inês Monteiro


Os estudantes do Ensino Superior de todo o País não desarmam na sua luta. Para efeito, está já marcada uma manifestação nacional. Esta acção vai decorrer amanhã, em frente à Assembleia da República.
A proposta de realizar uma manifestação no dia 2 de Abril ficou desde logo aprovada no Encontro Nacional de Direcções Associativas (ENDA). Isto porque o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce, declarou, em reunião com as Direcções Associativas, que avançaria com a divulgação dos projectos lei para o Ensino Superior no dia 15 de Março. Divulgação essa que ainda não aconteceu. Ana Cruz, presidente de AAUBI, refere que "ainda não foi revelada qualquer noticia por parte do Ministério a confirmar as alterações propostas para a legislação do Ensino Superior".
Perante este clima de incerteza os estudantes decidiram avançar com o protesto. Os slogans de ordem que irão ser ouvidos são inúmeros. Contra o aumento das propinas e da implementação da propina progressiva, a exclusão dos alunos dos órgãos das instituições como o Senado, a Assembleia da Universidade e os Conselhos Pedagógicos. Esta última medida é, segundo Ana Cruz "perfeitamente descabida", visto que "é o único local onde os alunos ainda podem, de forma directa, mostrar quais são os seus direitos e os seus problemas do quotidiano". Uma outra medida a ser igualmente reivindicada é a substituição da figura do Reitor por um gestor nomeado pelo Ministério. Situação que para a presidente da AAUBI se torna evidente que é "tentar traduzir aquilo que é o Ensino Superior Público numa empresa".
O trajecto rumo a Lisboa será feito de autocarro e ficará a cargo da Associação.
Apesar de o objectivo desta manifestação ser do interesse comum do núcleo de estudantes universitários, a UBI conta apenas com cerca de 50 alunos inscritos. Esta situação desanima Ana Cruz e leva-a a denunciar que "a maior parte dos estudantes da UBI continuam a alhear-se aos problemas inerentes ao Ensino Superior e, por mais propaganda que seja feita, nunca se obtém qualquer resposta, por parte da maioria dos estudantes".
Relativamente às expectativas que tem com esta acção, a presidente espera conseguir "apelar ao bom senso de todos os deputados e por outro lado, que o Governo deixe de mentir aos estudantes do Ensino Superior e encare, de uma vez por todas, a educação como um investimento e nunca como uma indústria".