O sinal do amadurecimento


Long Gone Before

Daylight



Cardigans
Universal | 2003

Elektra | 200

Por João Mateus


Os Cardigans são daquelas bandas que conseguiram criar um estilo muito próprio que a distingue das restantes. É difícil ouvi-los sem os identificarmos de imediato. "Long Gone Before Daylight cumpre a difícil tarefa de suceder a "Gran Turismo", o disco que os confirmou em absoluto, se é que "The First Band on the Moon" já não o tinha feito.
Ao ouvir "For what it's worth", o primeiro single, ficamos com a ideia que ainda estamos a ouvir "Gran Turismo", o que apenas vem confirmar que o colectivo mantém intactas as as suas raízes e que podemos sempre esperar deles uma coerência melódica e temática.
Mas mantendo todo este capital intacto, "Long Gone Before Daylight" é um disco mais amadurecido, mais suave, que nos transporta para ambientes nostálgicos. Há uma calma latente ao longo de todo o registo, o que prova que os Cardigans encontraram a paz de espírito para escreverem temas mais profundos e que já se podem dar a esse luxo sem grandes preocupações comerciais. Ficamos nós a ganhar com isso.