Concurso "Júlio Cardona"
Músicos de todo o mundo prestam provas


Realiza-se entre os próximos dias 11 e 17 de Abril, o 4º Concurso de Instrumentos de Arco "Júlio Cardona". Com o triplo das incrições da primeira edição que teve lugar em 1997 a iniciativa recebe instrumentistas de arco de todo o mundo. Oriundos de 20 países diferentes, os 60 participantes, seleccionados entre os 99 inscritos concorrem em três modalidades: violino, violoncelo e contrabaixo.
Todas as provas terão lugar no Teatro Cine da Covilhã. O júri internacional é presidido pelo maestro Ivo Cruz e composto por elementos oriundos do Brasil, Polónia, Arménia, Alemanha, Estados Unidos e Portugal.
Depois das provas de selecção e das finais terá lugar a 17 de Abril a entrega de prémios e um concerto de encerramento a cargo da Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco. Para o mesmo dia está agendada uma tertúlia com a presença de diversos maestros portugueses.
O 4º Concurso "Júlio Cardona" é organizado pela Juventude Musical Portuguesa. Para além do apoio da autarquia covilhanense, tem o alto patrocínio do Presidente da República, Jorge Sampaio.