Dia Mundial do Livro
Memória urbana de Santa Maria

A Junta de Freguesia de Santa Maria promove o lançamento de um livro da autoria de António Garcia Borges, intitulado "História Urbana em Postais e Fotografias da Freguesia de Santa Maria da Covilhã".

Por Luís Alberto


A obra retrata, em postais e fotografias, a área inter-muralhas - que representa o passado - e a zona de expansão e desenvolvimento - que representa o presente e o futuro.
O livro vai ser apresentado por Carlos Pinto, presidente da Câmara Municipal da Covilhã numa cerimónia que se realizará no próximo dia 23 de Abril, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal da cidade.
Para António Rebordão, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, "a ideia do lançamento deste livro é o resultado de uma conversa com o autor da obra. "Não hesitei apoiá-la quando me vi confrontado com a enorme quantidade de postais e fotografias", diz o autarca.
Os postais e as fotografias reproduzem uma riqueza arquitectónica e paisagística que, pela sua antiguidade, vai proporcionar aos mais idosos a recordação de outros tempos e aos mais novos a possibilidade de contemplar toda a evolução que a freguesia sofreu ao longo dos anos.
António Borges é autor de diversas obras que desenvolvem a história do concelho da Covilhã, apresentando em todas elas uma demonstração do seu rico espólio fotográfico. Desse espólio fazem parte fotografias com largas dezenas de anos. Na obra que vai ser lançada no Dia Mundial do Livro, existe uma fotografia da Freguesia de Santa Maria que data de 1890.
Está presentemente em estudo o futuro lançamento de uma obra, que para além da demonstração fotográfica do desenvolvimento do concelho, irá conter igualmente a narração dos factos históricos desse mesmo desenvolvimento.
O autor do livro tem a convicção de que mais ninguém no concelho possui tão grande quantidade de fotografias que demonstram bem o desenvolvimento da cidade e do concelho desde os tempos mais remotos.