EDP investe 4,5 milhões de euros no Interior
Iluminação pública vai levar uma volta

O reforço e arranjo da iluminação pública é a grande aposta da EDP para este ano. Foi isto que a empresa garantiu aos autarcas da Beira Interior na passada semana.

João Alves
NC/Urbi et Orbi


A prioridade da Electricidade de Portugal (EDP), este ano, passa pelo arranjo e subsituição de iluminação pública nas vilas, aldeias e cidades da Beira Interior. Foi esta a garantia deixada por Navarro Machado, presidente da Comissão Executiva da EDP-Distribuição, que esteve reunido com 18 autarcas e que confirma um investimento de 4,5 milhões de euros, em 2003, na Beira Interior.
Recorde-se que, nos últimos meses, têm-se acentuado as queixas dos municípios quanto ao serviço prestado pela EDP. Em Viseu, no início do mês, numa reunião com 14 autarcas da Área Rede da Beira Litoral, a EDP prometeu um investimento de 300 milhões de euros, este ano, de modo a reforçar a qualidade dos serviços prestados, pois "não tem conseguido estar à altura das exigências dos clientes", dando assim razão às críticas que tinham entretanto surgindo por parte da Associação Nacional de Municípios (ANM). O alargamento da rede, as falhas de corrente, os licenciamentos e planificação de obras são os principais problemas registados.
Segundo o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, um dos autarcas que marcou presença na reunião que decorreu na Pousada de Belmonte, o encontro foi muito útil para manifestar as preocupações dos municípios, e a EDP mostrou uma atitude activa. "É uma empresa monopolista que têm estado pouco atenta às carências" explica o autarca. Pinto afirma que "a indústria da Covilhã tem sofrido prejuízos devidos às falhas de energia" e no que toca à luminária, "entregámos um dossier com 84 fotos com situações obsoletas, como postes caídos ou fios descarnados". Um situação que o autarca quer ver mudada, bem como o modelo de pagamento das autarquias, que pagam as obras por adiantamento, mas depois esperam muito tempo para ver a EDP realizar as obras.
Já para Manuel Frexes, autarca do Fundão, o sentimento no final do encontro era de satisfação pois "houve resposta da EDP para os problemas dos municípios". O presidente da Câmara fundanense afirma que a EDP prometeu todos os esforços para pôr cobro aos problemas que se registam na Beira Interior (falhas, deficiente iluminação, organização da rede ou substituição de lâmpadas) e que neste encontro ficou também definido que se deve "envolver os presidentes de Junta na resolução dos assuntos", já que "são eles que estão mais perto das pessoas". Frexes congratula-se com o reforço de investimento anunciado e propõe que em cada município se realizem contratos-programa com os planos de obra que cada um tem para realizar em dois ou três anos.
Quanto ao representante da Associação Nacional de Municípios, Álvaro Amaro (autarca de Gouveia), afirma que "foi bom ouvir os autarcas dizerem que os técnicos da EDP têm disponibilidade para resolver os problemas", mas que a empresa deve ter a noção de "serviço público" a prestar às populações. A substituição de luminárias e a modernização de redes são, por isso, urgentes.

"Postos de atendimento não reabrem"

Navarro Machado, presidente da Comissão Executiva da EDP-Distribuição, salienta que "não posso dizer que não haja queixas, mas é natural que queiram que a EDP melhore os seus serviços". Machado afirma que a empresa "veio dar a cara" e "aproveitar ideias" para que os municípios fiquem "mais satisfeitos". Um reforço no investimento e maior qualidade foram as promessas que o responsável da EDP deixou, e que a primeira prioridade é a iluminação pública. Depois, "iremos tentar ser mais céleres na reparação de falhas".
Quanto ao pagamento antecipado das autarquias, Navarro Machado diz existir "uma razão histórica para que tal aconteça", pelo que "paga o justo pelo pecador". Já em relação ao fecho de alguns postos de atendimento na região, Machado salienta que a sua reabertura "não é possível" e que neste momento presta-se uma melhor assistência do que quando estavam abertos. A Internet e sobretudo, o número de postos de energia abertos em várias localidades, "que abrem ao sábado, ao contrário do que acontecia antes", são os trunfos da EDP. Agora, a empresa prepara-se para continuar, nas próximas semanas, mais reuniões com autarcas de todo País. Depois, o trabalho será avaliado e avançar-se-à no trabalho de campo. Aliás, Navarro Machado afirma que a EDP já começou algumas obras e que esta semana a iluminação pública da Beira Interior já estará normalizada. "Depois, é só manter um nível aceitável" salienta.