Céu Lourenço
NC/Urbi et Orbi


A terceira idade esteve no centro das atenções da secretária de Estado da Segurança Social

No âmbito de um périplo pelo País, a secretária de Estado da Segurança Social, Margarida Aguiar, esteve na passada semana em Castelo Branco, onde reuniu com dirigentes locais da Segurança Social.
Numa radiografia ao distrito, a governante revelou que "este é o distrito mais envelhecido do País, em que existe uma cobertura em termos de respostas sociais que já foi melhor relativamente ao que se vive presentemente".
Margarida Aguiar afirma que "nos últimos anos decaiu o investimento em equipamentos sociais para a terceira idade, pelo que vamos ter de recuperar em relação à taxa de cobertura registada há uns anos atrás". Para que se consiga alcançar esta etapa, a secretária de Estado frisa que "é necessário um esforço para desenvolver mais respostas no domínio da terceira idade, sem perder de vista o investimento a fazer na área das pessoas com deficiência, que naturalmente também engloba a terceira idade".
Margarida Aguiar diz que"o esforço que vamos desenvolver terá de ser obviamente planeado e calendarizado, mas creio que durante a legislatura teremos condições de atingir uma taxa de cobertura confortável e satisfatória para o distrito".
Questiona sobre a elevada taxa de pessoas em listas de espera para a entrada em lares do distrito de Castelo Branco, Margarida Aguiar, salienta que "existe um conhecimento da situação e reconhecemos as dificuldades neste domínio. Sabemos que temos de resolver não só esses pedidos que não estão satisfeitos, como também temos de nos antecipar ao próprio fenómeno". E adianta que "tudo passa pelo financiamento de novas respostas que podem passar por aumentar a capacidade de equipamentos já existentes ou recomendar novos equipamentos. Aqui temos de ponderar que tipo de equivalências e apoios para a terceira idade: se vamos investir mais no apoio domiciliário para manter as pessoas idosas mais perto da sua família ou investir em centros de dia ou de noite,
ou se queremos continuar a construir lares e qual o seu tipo, apostando sempre na qualidade de vida".