O convívio marcou o encontro entre licenciados e alunos do curso de Engenharia Electromecânica
Iniciativa reúne licenciados
Engenheiros elogiam iniciativa do NEUBI

Alguns licenciados em Engenharia Electromecânica pela UBI regressaram à Covilhã. Palestras e desportos radicais marcaram o encontro deste ano


Por Hugo Ribeiro


Promovido pelo Núcleo de Engenharias Electromecânica, Mecânica e Electrotécnica (NEUBI), o IV Encontro de licenciados em Engenharia Electromecânica reuniu antigos e actuais estudantes desta licenciatura na Universidade da Beira Interior.
A iniciativa realizou-se no passado sábado, 5, e permitiu o "reencontro entre os colegas que acabaram o curso", sublinha Estefânio Silva, presidente do núcleo.
De manhã os participantes assistiram a uma curta actuação da DESERTUNA, Tuna Masculina da UBI, e a uma pequena palestra apresentada por Monteiro Leite, engenheiro electromecânico e professor convidado da Universidade de Lisboa. O tema apresentado foi Manutenção, o que, segundo o orador, é "um conjunto de técnicas e aplicações com o objectivo de tornar instalações mais rentáveis, porque visam novos conceitos". Pela segunda vez na UBI, Monteiro Leite elogiou a licenciatura em Electromecânica da instituição, cujo plano curricular se adapta à área da Manutenção.
Após o almoço de sábado, os participantes deslocaram-se ao Vale do Rossim, em Manteigas, onde puderam praticar desportos radicais tais como Paintball, Slide, Rapel e Tiro com Arco.
O NEUBI encontrou algumas dificuldades para realizar o encontro deste ano. "Tivemos apoio do Departamento no âmbito da logística, mas a Universidade não nos deu nenhuma ajuda financeira", afirma Estefânio Silva.
Sílvio Mariano, presidente do Departamento de Electromecânica, reconhece que, embora a iniciativa seja do núcleo, o Departamento acarinha o evento. Na sua opinião, rever antigos alunos é uma mais valia para todos os docentes, uma vez que os licenciados são a prova do esforço dos professores e da qualidade do curso perante as empresas.
Pedro Rogeiro formou-se na UBI há cinco anos e elogia a realização deste tipo de actividades, pois permite o regresso dos estudantes ao Ensino Superior. No entanto mostra o seu desacordo com Sílvio Mariano, uma vez que "está a falhar a ligação entre o mundo real e a formação que é dada nas universidades". Ao mesmo tempo critica o facto de, em Portugal, "as pessoas não voltarem regularmente à universidade para aperfeiçoar determinados conhecimentos, como acontece noutros países".
Apesar do número de inscrições ter sido inferior ao do ano passado, o NEUBI está satisfeito com a forma como decorreu a iniciativa, na medida em que "o evento não visa o lucro, mas sim o convívio entre os licenciados".