Os quatro vencedores já tinham alguma experiência em conduzir karts
Alunos da UBI na final de "U KART CUP" em Cascais
Prego a Fundo

"U KART CUP" é o nome de da competição de karting em que participam 12 universidades do país. No passado sábado o Kartódromo da Covilhã recebeu a etapa covilhanense desta prova.


Por Andreia Reis


Estefânio Silva, Nelson Pinto, António Pereira e Pedro Lopes foram os primeiros classificados da eliminatória da UBI do torneio "U KART CUP". Os quatro estudantes constituem a equipa UBI TEAM e levaram para casa o troféu dos melhores da UBI disputado no passado sábado, 5, no Kartódromo da Covilhã.
Embora "amadores", os jovens afirmam-se como "fãs do karting". Tendo sido a primeira vez que participavam num evento de "alta qualidade", os estudantes da UBI já tinham alguma experiência em conduzir karts. Eles próprios organizam torneios e sempre que podem aproveitam para usufruir de algo que lhes dá prazer: fazer competições conduzindo um kart.
"Esta era uma oportunidade única e nós não podíamos desperdiçá-la", confessa Estefânio Silva. Apesar do sonho de participar numa competição nacional se ter realizado, diz que não abdicaria do curso porque "a carreira de piloto é muito complicada".
António Pereira partilha a mesma opinião. O jovem acredita que "para ser piloto profissional de karting é necessário ser muito bom e ter muito dinheiro". Por sua vez, Nelson Pinto afirma estar no curso que sempre quis: Engenharia Civil. No entanto diz que se tivesse oportunidade de ser um piloto profissional de uma equipa oficial, "não deixava escapar o sonho".
"U KART CUP" é um projecto saído da esfera de interesses dos jovens estudantes e abrange um grupo de 12 universidades. Os primeiros quatro classificados de cada uma destas universidades ficarão apurados para disputar a final no próximo dia 10 de Maio na Marina de Cascais. Neste caso serão 20 estudantes da cada universidade a lutar pelo primeiro lugar, já que para além dos pilotos, a equipa integra ainda uma assistente.
A equipa vencedora da final terá a possibilidade de participar no Lisboa KART CUP, que é o maior evento de karting a nível nacional, onde vão representar os estudantes universitários.
Paulo Ferreira, Frederico Rocha e Nuno Sousa Pinto são três jovens universitários que, conjuntamente com o grupo DNC, pediram para promover um evento de karting a nível nacional. A DNC, uma empresa que desenvolve actividades dentro de vários quadrantes ligados à comunicação, publicidade e promoção, aceitou o desafio. Rita Silva, posteriormente viria a juntar-se à constituição do grupo para dar apoio.
"Alargar o projecto a várias universidades do País e promover mais espírito académico" era o objectivo desta equipa. Paulo Ferreira sustenta que este "não é um projecto simplesmente de amigos, mas um projecto de âmbito nacional de qualidade". Disse também que é um projecto que não fica por aqui. "No próximo ano vamos convidar mais alguns países, tornando o evento internacional,".

"Fiquei desapontado com a AAUBI"

A equipa vencedora da final terá a possibilidade de participar no Lisboa KART CUP

A UBI foi a única universidade onde evento não foi apoiado pela AAUBI. A Associação de Estudantes da Universidade da Beira Interior não ajudou os seus estudantes nem colaborou na organização do evento.
"Fiquei desapontado com AAUBI" afirma Paulo Ferreira. "Não percebo porque é que não apoiaram, uma vez que não tinham qualquer tipo de prejuízo. A AAUBI só teria que afixar cartazes e receber inscrições. "
No entanto, percebe que "a associação estava no direito de não o querer fazer". Paulo Ferreira não quis igualmente perder a oportunidade de, em nome da organização, deixar um desafio à AAUBI: "aluguem um autocarro e transportem alguns alunos da universidade a Cascais para apoiarem colegas na final".
Os vencedores da eliminatória também estavam revoltados com a Associação. "A AAUBI não conseguiu perceber que este evento era muito importante para UBI, mas vamos a Cascais representar a universidade com muito orgulho".