As Horas




de Stephen Daldry







"Parecera o começo da felicidade, e às vezes, passados mais de trinta anos, ela ainda se sente chocada ao dar-se conta de que foi felicidade, de que toda a experiência se encontra num beijo e num passeio, na previsão de um jantar e de um livro".
Michael Cunningham





"As Horas" é a adaptação ao cinema do livro de Michael Cunningham com o mesmo nome. A história aborda a vida de três mulheres em três épocas distintas. Nicole Kidman interpreta brilhantemente o papel da escritora Virginia Wolf, que vive nos subúrbios de Londres em 1920, a braços com a sua obra "Mrs Dalloway" e com uma depressão que parece afectá-la cada vez mais.
Julliane Moore é Laura Brown, uma mulher de Los Angeles que lê a referida obra no período pós 2ª Guerra Mundial. O livro toca-lhe profundamente incentivando-a a modificar completamente o rumo da sua vida. A história das três mulheres culmina com Meryl Streep no papel de Clarissa Vaughan em plena época actual, na cidade de Nova Iorque. Clarissa é apelidada de "Mrs Dalloway" pelo seu amigo e ex-namorado Richard, um poeta doente com Sida.
É o livro "Mrs Dalloway" que interliga a vida das três personagens, isto para além da depressão que todas parecem atravessar. As diferentes épocas históricas são convenientemente retratadas na película. Para além da constante tristeza vivida por todas a lição retirada desta obra bem conseguida no grande ecrã é sobretudo de coragem. Trata-se de uma história que dá que pensar e não será demais referir que foi escrita pelo vencedor do prémio Pulitzer em 1999. A realização talentosa de Daldry merece por isso um lugar de destaque até por muitos duvidaram que a adaptação deste livro ao cinema fosse possível.



[visitar site oficial]