Foram várias as experiências realizadas
Experiências para todos
Cientistas por um dia


A Escola Secundária Campos Melo organizou uma semana cultural com várias temáticas. O dia dedicado às ciências foi o mais concorrido.


Por Catarina Rodrigues


Física, química, biologia e geologia estiveram em destaque na passada quarta feira, 9, na Escola Secundária Campos Melo. Um dia dedicado às ciências integrado na Semana Cultural organizada por este estabelecimento de ensino. Os alunos das várias disciplinas tiveram oportunidade de expor à comunidade o que aprenderam ao longo do ano.
Segundo Romeu Macedo, coordenador do Departamento de Química, o principal objectivo da iniciativa foi "dinamizar as várias áreas científicas bem como estimular os alunos e a sua criatividade na área que lhes diz respeito". A instituição abriu as portas ao exterior e recebeu visitantes de outras escolas e não só. "As pessoas são convidadas a participar", explica Rosa Simões, professora de Ciências Físico-Químicas. Segundo a responsável houve um preocupação no sentido fazer com que as várias experiências fossem interactivas.
Na sala dedicada à Física, as demonstrações de movimentos ondulatórios e as experiências com lasers fizeram as delícias dos visitantes. Um das principais atracções consistia na ilustração do funcionamento dos códigos de barras. João Rodrigues de 12 anos foi o aluno responsável pela demonstração desta experiência. Através de um laser e de números chave, este aluno do 7º ano descobria o dia de aniversário dos visitantes. No final João Rodrigues afirmou que "foi engraçado" pelo facto das pessoas se mostrarem "muito interessadas".
Apesar da participação dos alunos do 3º ciclo a grande maioria dos estudantes envolvidos nas várias demonstrações frequenta o ensino secundário, ou seja, 10º, 11º e 12º anos. Susana Gato, professora de Técnicas Laboratoriais de Biologia considera que este tipo de eventos "pode ajudar alunos do 9º ano a escolher a área que querem seguir, no caso de estarem indecisos".
Apesar do Dia Nacional das Ciências ser no mês de Novembro, na Escola Campos Melo foi assinalado agora, altura em que os professores consideram ter alunos preparados para realizar as experiências. Para além das ciências houve ainda um dia dedicado às línguas. A data ficou marcada pela realização de um quizz cultural, em que os participantes tinham que responder a perguntas relacionadas com a cultura inglesa. Houve ainda tempo para a exibição de filmes ingleses e franceses como Shrek, All About a Boy e o Fabuloso Destino de Amélie.
A Semana Cultural terminou com um dia dedicado às expressões, gestão secretariado e informática.