Manuela Penafria, vice-presidente e Frederico Lopes, presidente da direcção, ambos docentes na UBI
Direcção toma posse
Cine Clube renovado

A associação pensa já num ciclo de cinema relacionado com a guerra. Mas o primeiro passo será reunir com a Câmara da Covilhã no sentido de negociar o protocolo de cooperação cultural.


Por Catarina Rodrigues


Os novos órgãos sociais do Cine Clube da Beira Interior (CCBI) tomaram posse no passado domingo, 13 de Abril. Frederico Lopes, docente na UBI e actual presidente da direcção sublinha que "é o começar de uma nova fase".
Ideias não faltam e os novos membros estão já a pensar em organizar um ciclo de cinema. A iniciativa irá relacionar a sétima arte e a guerra, um tema que o presidente da direcção considera "muito oportuno". Os filmes a exibir irão depender do que as distribuidoras puderem enviar e também da normalização das relações institucionais. "Se não chegarmos a acordo com a Câmara não poderemos realizar a iniciativa porque temos equipamentos, mas não temos sala", explica Frederico Lopes. No entanto, o responsável acredita que a "situação está bem encaminhada".
A nova direcção entregou ontem, segunda feira, 14, uma carta na autarquia covilhanense a pedir uma reunião com carácter de urgência. O objectivo é negociar o protocolo de cooperação cultural. Frederico Lopes frisa que "não é pelo Cine Clube que o Teatro Cine não vai ter cinema".
A nova direcção pretende dar continuidade às actividades desenvolvidas pela associação até aqui. O visionamento de filmes alternativos e o estabelecimento de protocolos com cineclubes e escolas de outros países são outras das áreas a apostar.

IMAGO em 2004

A antiga direcção decidiu em Outubro de 2002 que o IMAGO passaria a ser organizado por uma estrutura exterior ao Cine Clube que é a Cooperativa Cinema Jovem (CCJ), fundada pelo ex-presidente do CCBI, Pedro Ramos. Esta era uma das condições para a realização do evento em 2003. A outra condição passava pelo garantia de um apoio da Câmara da Covilhã, o que não aconteceu.
A Cooperativa Cinema Jovem começa por isso já a pensar na edição do IMAGO 2004. Frederico Lopes compreende a decisão a afirma-se "disposto a apoiar qualquer festival na área do cinema desde que seja de qualidade".