Guarda
"Saúde 24 Pediatria" já chegou ao distrito

O distrito guardense vai ter o serviço "Saúde 24 Pediatria". Trata-se de uma linha telefónica orientada para acudir a crianças com idade inferior a 14 anos.

Hélder Sequeira
NC/Urbi et Orbi


O projecto "Saúde 24 Pediatria" vai ser implementado no distrito da Guarda. Trata-se de um serviço de atendimento telefónico vocacionado para orientar problemas de saúde que ocorram em crianças com idade inferior a 14 anos. Os pais, numa situação desta natureza, têm ao seu dispor, a qualquer hora, um centro de atendimento - com a linha 808 242 400 - onde podem falar com enfermeiros, especialmente formados, que os vão aconselhar sobre a melhor forma de agir.
Caso se justifique, o técnico encaminha a criança para um serviço de urgência ou para o centro de saúde da área onde resida. Neste caso, em simultâneo é enviado um fax ao profissional de saúde que vai observar a criança, de forma a ter conhecimento prévio da situação. Tratando-se de uma situação de urgência o doente é imediatamente atendido sem ter que aguardar na sala de espera.
Com o objectivo de apresentar este programa, o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Fernando Andrade, esteve recentemente na Guarda, onde reuniu com responsáveis pelo sector.De referir que o alargamento deste programa ao distrito da Guarda implicou a realização de um trabalho prévio em todos os Centros de Saúde, o qual passou pela recolha de um conjunto de informações sobre essas estruturas.