Frederico Katz foi o conferencista convidado
Economia em debate
Mercosul na UBI

Realizou-se no dia 10 de Abril, uma conferência onde se debateram pontos importantes da economia mundial, em particular analisaram-se aspectos relacionados com o impacto do Mercado Comum do Cone Sul da América Latina - Mercosul.


Por Paulo Galhardo


No âmbito do Programa de Seminários e Conferências do Departamento de Gestão e Economia, realizou-se na passada quinta feira a quarta conferência, intitulada "Integração económica: o Mercosul".
O convidado foi Frederico Jayme Katz, professor na Universidade Católica de Pernambuco, no Brasil. O docente proferiu uma apresentação do seu trabalho de pesquisa desenvolvido no Núcleo de Estudos para a América Latina (NEAL), e pôde relembrar aos presentes a importância do bloco de países que constituem o Mercosul. Assim e apesar da actual conjuntura económica e política da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, a importância destes mercados são de extrema relevância para outros blocos económicos como a União Europeia e a América do Norte, entre outros. Países como os Estados Unidos da América, Canadá e México procuram também parcerias económicas, o projecto para a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), é o melhor exemplo disso.
O orador apresentou dados e valores em que tem trabalhado, tentando demonstrar a sua importância para a ordem mundial das economias latino-americanas.
No final da conferência, Frederico Katz e os restantes membros da mesa, Pires Manso docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) e Miguel Espírito Santo presidente do Núcleo de Estudantes de Economia (UBINEEC), mostraram-se satisfeitos com a iniciativa. Destacaram a sempre benéfica discussão académica e a exposição de perspectivas diferentes dos intervenientes.

"Fiquei surpreso pelas vossas condições"

O convidado, Frederico Katz, mostrou-se agradado com a sua visita à UBI, em particular ao Departamento com que mais se relaciona, Gestão e Economia. Foi aqui que este investigador diz ter tomado conhecimento da existência de "boas condições, assim como capacidades físicas e intelectuais". Acrescentou que não as esperava numa instituição deslocada no interior de Portugal. Mais, salientou como são semelhantes as formas de ensino na UBI e na Universidade Católica de Pernambuco, mencionando de que vão ser estudadas as hipóteses de intercâmbios.