"Space Without Smoke" vai estar representado na 18ª edição da Conferência Internacional para Estudantes de Física, na Dinamarca

O projecto "Space Without Smoke" foi o vencedor do V Encontro Nacional de Estudantes de Física. Trata-se de um trabalho científico desenvolvido por um grupo de alunos e docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade do Minho (UM).
Este é mais um prémio alcançado pela equipa. A iniciativa foi também premiada no concurso Physical Science Contest, promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA). Os autores do projecto conseguiram, já em Outubro passado, estar presentes na quarta campanha de voos parabólicos. Um evento realizado pela Agência Espacial Alemã (DLR), o qual juntou um grupo restrito de apenas quatro equipas.
Esta experiência tem como objectivo estudar o comportamento do fumo em condições de gravidade zero. Uma primeira prova decorreu em Setembro de 2002. Os alunos da UBI viajaram a bordo de um Airbus 300 onde realizaram uma ronda de voos parabólicos. Nesta acção, o grupo testou o comportamento de um fumo denso produzido por um aparelho. Todo este processo é levado a cabo dentro de uma caixa vidro, de forma a que seja possível ver o comportamento do fumo.
Uma pesquisa de importância vital para detectar incêndios a bordo de uma estação espacial. A propagação de fumo em microgravidade não acontece de forma igual ao ambiente normal. Com a necessidade das estações espaciais integrarem detectores de fumo verificou-se a falta de investigação neste campo. Em situações de gravidade zero, as partículas produzidas pela combustão de um produto são diferentes das produzidas na Terra. Daí a necessidade de realizar estas experiências.
Por enquanto, a iniciativa dos alunos Daniel Fonseca (UBI), Hugo André Costa, Tiago Pires, Elda Lisboa e Rui Gomes da Universidade do Minho e dos professores João da Providência (UBI) e Helder Carvalho e António Pedro Souto da (UM), vai conhecer mais alguns testes. Os responsáveis pelo projecto adiantam que este terá de ser testado no espaço. Um local onde a gravidade é nula. A Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) mostrou disponível para examinar esta experiência. Durante os dias 7 a 13 de Agosto o "Space Without Smoke" vai estar representado na 18ª edição da Conferência Internacional para Estudantes de Física, a ter lugar em Odense (Dinamarca).