Debates de psicologia
O segredo da felicidade

A felicidade foi motivo de discussão em mais uma noite de Psycho Visions. Um espaço organizado pelos alunos de psicologia.

Por Cátia Calado


O debate intitulado "O segredo da felicidade" centrou-se na partilha de experiências e na reflexão sobre as várias formas de ver a felicidade. Henrique Pereira, professor de psicologia, moderou a conversa do dia 9 de Abril, na Associação Académica da Universidade da Beira Interior.
Um documentário deu a conhecer os vários factores que permitem alcançar uma vida feliz. Para ser feliz é fundamental criarem-se sempre novos desafios na vida e dar boas gargalhadas. Rir é mesmo o melhor remédio. O riso estimula a produção de hormonas que causam uma sensação de felicidade no indivíduo. Os primeiros anos de vida são importantes. A vida adulta feliz ou infeliz é influenciada pelas relações estabelecidas na infância. A felicidade também está nos genes como mostram várias pesquisas feitas com gémeos separados à nascença.
Henrique Pereira explica que a ideia de felicidade varia de cultura para cultura. "Somos felizes quando estamos com outras pessoas, mas os eremitas também podem ser felizes", refere.
Este debate está integrado no segundo ciclo de discussões Psycho Visions, organizado pelos alunos de psicologia tal como o primeiro ciclo realizado no semestre passado.
"As coisas não se limitam ao nosso umbigo", afirma Carlos Santos, aluno de Psicologia. A frase explica a sua participação nos debates Psycho Visions (Visões Psíquicas). O jovem encontra pessoas e novas perspectivas sobre assuntos do quotidiano neste espaço.
Estas discussões são para os estudantes de psicologia um complemento daquilo que é aprendido nas aulas. Mas as portas estão abertas a todos os alunos. Os temas escolhidos pretendem isso. A felicidade, o sexo, a toxicodependência, a morte, a vida, são exemplos de assuntos que a todos interessam. No entanto, a adesão por parte do público tem sido pouca. Em cada sessão aparecem entre 15 e 20 pessoas. Henrique Pereira está desapontado com o facto e considera que as pessoas são "comodistas" ao faltarem a estas reuniões.
Este espaço de conversa decorre até dia 28 de Maio, todas as quartas-feiras, a partir das 21 horas.