Um tesouro

escondido







Poço do Inferno








Por Eduardo Alves



A presença do Homem mal se faz notar. A preservação deste local, em pleno coração do Parque Natural da Serra da Estrela, é uma das principais razões para atrair tantos visitantes. Um conjunto natural cada vez mais raro nesta montanha descaracterizada pelos incêndios. À mata junta-se a sonoridade das águas da pequena ribeira que vai descendo as encrespadas rochas graníticas.
O acesso é feito através da sinuosa estrada que acompanha um dos lado do Vale Glaciar de Manteigas. Uma rudimentar placa de madeira é a única indicação que o viajante tem para se dirigir até este local. Cerca de seis quilómetros separam este local da cascata de água, baptizada de Poço do Inferno. Um trajecto percorrido em pleno coração da floresta serrana. As árvores seculares com troncos de grande porte e a folhagem abundante criam um cenário de rara beleza.
Como que o corredor de acesso a um novo mundo. Bastante diferente das restantes paisagens da Estrela. A cascata natural, construída ao longo dos anos pela água que vai desgastando a rocha, é impressionante. Um espectáculo natural que nunca se apresenta da mesma forma. Da estreita garganta, no alto de um penhasco, brota incessante o pequeno caudal da Ribeira de Leandres.
Recanto bem guardado pelas gentes da vila de Manteigas. Uma vila montanhosa situada a 700 metros de altitude e que se tem destacado pelas termas e pelos muitos viveiros de trutas. Um peixe que faz parte da ementa serrana e que sai fora da tradicional culinária regional.