Pedro Roseta diz que o financiamento para o Centro de Artes também está dependente dos critérios de Bruxelas
Ministro da Cultura não garante apoio financeiro
Centro de Artes continua incerto

Na passagem pela Covilhã, Pedro Roseta não deu garantias de financiamento para o Centro de Artes. A ambição da autarquia aguarda ainda uma resposta do Ministério da Cultura.


Por Catarina Rodrigues


"Há uma candidatura e todo o esquema de financiamento está em estudo dentro do Programa Operacional da Cultura". Foi com estas palavras que Pedro Roseta respondeu à pretensão da Câmara da Covilhã em construir o Centro de Artes da cidade.
Aproveitando a presença do ministro da Cultura, que assistiu ao concerto de encerramento do 4º Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona, Carlos Pinto, presidente da autarquia covilhanense lembrou que "o Estado tem a obrigação de proporcionar os espaços onde a cultura se possa desenvolver". O edil considera que o Teatro Cine é "uma casa carregada de história e tradição" mas sublinhou a necessidade de um novo local para a realização de espectáculos.
Contudo, o ministro da Cultura não garantiu apoios financeiros uma vez que "também há fundos europeus e muitas decisões estão sujeitas aos critérios de Bruxelas". Sem avançar qualquer data, Pedro Roseta afirmou fazer o possível para que a ambição da Câmara da Covilhã se concretize.
O responsável do Governo lembrou que "por ser covilhanense não pode alterar os critérios estabelecidos pela Europa". Roseta considera que Covilhã dispõe de uma rede de instituições no campo da cultura que não existem noutras partes do País, nomeadamente em concelhos vizinhos. "Isso deve-se muito aos covilhanenses", sublinha. O ministro refere a Universidade da Beira Interior como uma das instituições mais importantes da região. "Uma batalha dura no início dos anos 70 e que é hoje o grande pólo, não só cultural, mas também científico da cidade".
Defensor de uma "discriminação positiva" para o Interior do País, Pedro Roseta ressalva que esse tipo de medidas não podem ser aplicadas só na Covilhã e deu como exemplo o que está a ser feito no âmbito cultural na região de Trás-os-Montes.