Crianças de todo o País gravaram dez temas para o novo CD do Zéthoven
Banda do Zéthoven
Novo CD dedicado ao ambiente

Mesmo sem o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, a Bandinha do Zéthoven soma e segue. A gravação de mais um CD foi feita no final do mês de Março e tem o lançamento agendado para 5 de Junho.


Por Elizabete Cardoso e Mafalda Silva


O fim-de-semana chuvoso não desanimou crianças e adultos. Num gesto profissional, todos trabalharam ao ritmo de instrumentos variados. O pau-de-chuva imitava o som que se fazia ouvir lá fora e os instrumentos que imitavam pássaros, relembravam um sol que teimava em esconder-se atrás das nuvens.
Desde Leiria a Vila Real de Santo António, 250 crianças gravaram dez temas com a Orquestra Clássica da Beira Interior, todos eles relacionados com a protecção do Ambiente.
O som dos instrumentos distribuídos na sala e a voz das crianças alinhadas e bem comportadas seguiam as "ordens" do maestro. Frente a frente, vozes e instrumentos entraram em sintonia durante os dias 29 e 30 de Março para as gravações do terceiro CD do Zéthoven - "Zéthoven e o Ambiente".
Algumas crianças do coro infantil gostavam que os pais pudessem assistir à gravação, mas não foi possível. "Os meus pais estão muito curiosos e já me fizeram perguntas sobre as músicas que estamos a gravar" diz Luciana Teodósio, que apesar de já estar no coro há cerca de três anos, não assistiu ao nascer do Zéthoven, que tem já quatro anos.
Este projecto musical tem como objectivo "desenvolver as capacidades musicais das crianças e detectar valores que possam ser posteriormente aproveitados no estudo da música", afirma Luís Cipriano, presidente da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) e "pai" do Zéthoven. Este projecto é um plano musical e cultural baseado numa Banda Desenhada com o mesmo nome. É o próprio Zéthoven - enquanto boneco da Banda Desenhada - que dá as informações musicais às crianças.
Depois de uma divulgação a nível nacional, o desejo de internacionalização está a ser concretizado com contactos para um novo projecto, intitulado "Zéthoven e a Europa".
O primeiro CD do Zéthoven foi lançado em 1998. Um álbum generalista que tinha peças infantis onde as crianças cantavam em conjunto com os pais. Houve a preocupação de juntar situações que tinham passado por várias gerações. O segundo trabalho foi dedicado ao Natal e surgiu em Dezembro de 2002.
A ideia de um terceiro álbum tem vindo a ser desenvolvida há cerca de dois anos. Dedicado ao ambiente, este terceiro trabalho funciona também como alerta para as pessoas mais descuidadas com os problemas ambientais.
O álbum é acompanhado de um CD-ROM com jogos interactivos sobre a natureza, onde pode ser visto, por exemplo, todo o ciclo da água, a formação das nuvens e outras interacções da natureza. Uma iniciativa diferente das anteriores na medida em que pretende incentivar as crianças para o uso das novas tecnologias.
Para dar um som mais real às músicas, elementos da associação correram o mundo à procura de novos instrumentos que imitassem os ruídos da natureza. O nome dos instrumentos corresponde aos sons que imitam: pássaros, sapos, rãs, cabaças e pau de chuva. "Passámos pelas mais variadas feiras de música e procurámos africanos e australianos, que são as pessoas que mais vendem este tipo de instrumentos" conta Luís Cipriano.
Nesta iniciativa estão envolvidos alunos do Coro Infantil da Covilhã, alunos de dez escolas de 2º e 3º ciclos de todo o país, membros da Orquestra Clássica da Beira Interior e alguns dos melhores alunos da Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI).
O projecto proporciona às crianças uma experiência diferente na medida em que começam desde cedo a ter contacto com uma orquestra. "Isto faz com que as crianças deixem de olhar para a Orquestra Sinfónica como aquela coisa estranha que vêem na televisão" defende Luís Cipriano.
As gravações começaram no sábado à tarde. No domingo, alunos e professores chegaram cedo e após uma manhã de gravação, a Escola Frei Heitor Pinto cedeu a cantina para que a associação pudesse oferecer a refeição a todos os participantes. O intervalo para o almoço fez com que os alunos descontraíssem e recuperassem o fôlego para terminarem a gravação do CD.

Uma iniciativa planeada

As escolas envolvidas não tiveram que suportar qualquer tipo de encargo

"Zéthoven e o Ambiente" é um projecto desenvolvido pela ACBI com a colaboração da empresa Águas do Zêzere e Côa e das câmaras municipais do Fundão, Penamacor, e Sabugal.
Uma iniciativa bem organizada, "na medida em que as escolas não tiveram de suportar qualquer tipo de encargo. Tudo foi suportado pela associação" elogia Hélder Martinho, professor de Música da Escola Básica 2/3 de Vilar Formoso.
Em Dezembro do ano passado foi feito um concurso de letras em que participaram 330 escolas de todo o País. Ganharam dez que tiveram a oportunidade de escolher 25 crianças para cantarem com a orquestra. Cada escola apresentou oito temas dos quais o maestro Luís Cipriano seleccionou um. "O Rio", "Gota Marota", "Cantiga da Água" e "Sou o Reciclado", entre outros, fazem parte do disco que tem o seu lançamento agendado para o dia 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente. É também o primeiro CD da Orquestra Clássica da Beira Interior, que terá inicialmente uma tiragem de dez mil exemplares.
A divulgação de mais um álbum do projecto Zéthoven torna-se neste momento difícil devido à falta de apoio da Câmara Municipal da Covilhã, que há cerca de um ano deixou de colaborar com a escolinha. A solução encontrada para a sobrevivência do projecto passa pela venda dos álbuns na megastore FNAC, nos hipermercados Continente e El Corte Inglês. E mesmo que as vendas não sejam significativas, o facto dos CDs estarem nos escaparates destas grandes superfícies acaba por dar uma boa visibilidade ao projecto.
"Do ponto de vista cultural a Câmara Municipal da Covilhã não fez nada, a prova disso é que quando ela abandonou o projecto, outras autarquias mostraram-se interessadas em colaborar connosco", aponta Luís Cipriano, maestro da Orquestra.
Apesar das dificuldades, os dois dias de gravação tiveram momentos de grande entusiasmo. A gravação de mais um CD e o convívio proporcionado pela participação de crianças de dez escolas, fez com que a Escola Frei Heitor Pinto estivesse durante todo o fim-de-semana numa "roda viva". É um trabalho de equipa em que todos dão o seu melhor.



A Orquestra Clássica da Beira Interior deu uma ajuda aos pequenos cantores



Zéthoven parte para a Europa



Ainda sem o projecto "Zéthoven e o Ambiente" editado, a Associação Cultural da Beira Interior tem já mais dois projectos em vista. O quarto CD será dedicado à música popular portuguesa e o quinto, intitulado "Zéthoven e a Europa" incluirá música popular de cada um dos países da Comunidade Europeia. No dia 14, Luís Cipriano esteve em França para iniciar os contactos que permitirão que em 2006 este projecto europeu se torne realidade. Poitiers foi a cidade francesa escolhida para o Coro Infantil da Beira Interior dar início ao maior projecto em que a ACBI se envolveu e que numa primeira avaliação implicará um investimento de 500 mil euros. Para a edição deste trabalho "virão crianças de vários países da Europa, gravar uma peça popular do respectivo país" revela o maestro Luís Cipriano.
Os outros países escolhidos são Espanha, Luxemburgo, Itália, Grécia, Dinamarca, Alemanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Inglaterra e, claro, Portugal.