Dirigentes preocupados
Orfeão reprograma actividades por falta de apoios

Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


São várias as dificuldades porque passa o Orfeão da Covilhã. A falta de apoios tem levado a instituição a cancelar algumas das actividades e projectos previstos para este ano. As preocupações foram partilhadas por Barata Gomes, da direcção do Orfeão, no final do Concerto de Páscoa, no último sábado, 12. Realizado em conjunto com o Conservatório Regional de Música, o auditório das Sessões Solenes da Universidade da Beira Interior foi o local escolhido para receber os pequenos cantores. E os mais crescidos, também.
"As questões de cultura são complicadas e custam dinheiro. Por isso não se pode oferecer à comunidade aquilo que se sabe fazer, sem dinheiro", sustenta Barata Gomes. Este dirigente, apesar de reconhecer que o "chapéu da crise" cobre a todos, lamenta que muitos dos projectos, actividades e trabalho de ambas as instituições não se vão realizar. "Fomos ao Ministério da Cultura e Câmara Municipal, mas o momento não é o mais propício a pedir o que quer que seja", declara. Deste modo, o dirigente revela que algumas das actividades foram já reprogramadas, face às dificuldades financeiras. O Orfeão, justifica Barata Gomes, vai deixar de se deslocar "para aqui ou para ali, porque isso implica despesas". O facto de haver cada vez menos inscrições na área da música é também outros dos problemas que se juntam ao rol dos já existentes. "Não queremos estar parados, queremos manifestar o nosso trabalho, mas escusamos de estar a 'embandeirar' coisas megalómanas", esclarece aquele membro da direcção do Orfeão.
Apesar das dificuldades, a instituição tem levado a cabo vários projectos. Os ensaios abertos é um desses exemplos. Todas as quartas feiras, os elementos do coro se deslocam a uma colectividade da cidade e "ensinamos às pessoas como é que se prepara a voz para um concerto, quem são os sopranos, tenores". De acordo com Barata Gomes, a iniciativa tem tido bastante adesão. No próximo dia 30, é a vez do Oriental de São Martinho, seguido do Vitória de Santo António e Refugiense receberem um "ensaio aberto". A "Criança e a Música" é outros dos projectos em que está envolvido o Orfeão. Recorde-se que a actividade movimenta cerca de mil e 200 crianças de todo o concelho, uma iniciativa financiada pela autarquia.