Por Carla Loureiro
NC/Urbi et Orbi


A primeira fase do Complexo Desportivo está concluída e vai já acolher uma prova internacional

Fernanda Ribeiro, Carlos Calado, Teresa Machado, Francis Obikewlu e Rui Silva são algumas das "estrelas" presentes no I Meeting Internacional da Covilhã. No sábado, 3 de Maio, a partir das 15 horas e 30, o Complexo Desportivo da cidade recebe cerca de 170 atletas, nacionais e internacionais, para uma prova que, segundo o presidente da Câmara Municipal da Covilhã, "vai ser um grande acontecimento". Carlos Pinto augura "que poderá significar um ponto de partida para que a actividade do atletismo tenha uma expressão fortíssima nos próximos tempos".
Já no dia anterior, 2 de Maio, às 21 horas e 30, "O Atletismo Português e a Alta Competição" vai estar em debate, no auditório da ANIL. Mário Moniz Pereira, do Sportin Clube de Portugal, é o orador convidado. Entretanto, alguns dos atletas que vão estar na Corrida 1 de Maio, ficarão na cidade para as participar nas restantes provas.
O Meeting foi oficialmente apresentado na Casa das Beiras, em Lisboa, na segunda-feira, 14. Presentes, além da autarquia serrana, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, director técnico do evento, Luís Policarpo, Jorge Rico, da Associação de Atletismo de Castelo Branco, bem como o Grupo Desportivo da Mata. "O que pretendemos é colocar já à disposição daqueles que gostam destas modalidades uma primeira fase de um Complexo Desportivo que, por aquilo que os técnicos me têm dito, é dos melhores que vai haver no País. Queremos, por isso, que seja rentabilizado e utilizado", sustenta o vereador com o pelouro do Desporto na autarquia covilinanense, Joaquim Matias.

Pistas certificadas no dia 19

Joaquim Matias revelou também que o pedido para a certificação das Pistas de Atletismo à Federação. A homologação teve lugar, sábado, 19. Isto porque, explica aquele responsável, "podem bater-se aqui recordes nacionais". Além do atletismo propriamente dito, o acontecimento engloba outras vertentes da modalidade, como o lançamento do disco, dardo e peso.
De facto, já na semana passada, a infra-estrutura foi usada para acções de formação para professores de Educação Física. Mas no dia 25 de Abril, outro acontecimento vai ter lugar no espaço. O Agrupamento das Beiras vai juntar perto de 280 atletas jovens, vindos de Aveiro, Portalegre e Viseu. Faz também parte dos planos da edilidade retomar o Torneio Inter-Freguesias e realizá-lo no Complexo Desportivo. Ao contrário do inicialmente previsto, a inauguração da infra-estrutura não vai ter lugar no dia 19 de Julho. Joaquim Matias não adianta nova data, até porque, sublinha, "o mais importante é a utilização do Complexo".
E porque o espaço não se destina apenas a receber provas internacionais e nacionais, é vontade dos responsáveis ter, ainda esta época, um jogo da equipa do Sporting da Covilhã, de preferência com transmissão televisiva. Neste ponto, Matias anuncia que os técnicos da Liga Portuguesa de Futebol já visitaram as obras "no sentido de certificarem o campo para ali se poderem fazer jogos oficiais". Apesar de haver condições para que a realização de partidas seja possível, há ainda ajustes a fazer quanto à transmissão televisiva. "Estamos já a fazer o reforço da iluminação do campo de futebol e dentro de duas, três semanas esperamos que se ultimem essas obras", declara o vereador.